Visita regular ao médico auxilia no diagnóstico precoce do câncer de próstata

Especialista frisa que ter hábitos saudáveis reduz chances de incidência da doença

Visita regular ao médico auxilia no diagnóstico precoce do câncer de próstata

FOTO: UNIMED CATANDUVA - Urologista Thiago Tagliari reforça a importância de fazer o checkup

Da Reportagem Local
Publicado em 02/11/2021

O mês de novembro ganha uma nova cor e reforça mais uma vez a importância de o homem cuidar da saúde. O autocuidado e a realização de exames preventivos são essenciais para identificar e tratar de forma efetiva doenças comuns no sexo masculino, como o câncer de próstata.

O urologista Thiago Iorio Tagliari, cooperado da Unimed Catanduva, reforça a importância de fazer o checkup e consultar regularmente um especialista. “A visita periódica pode não evitar uma doença, mas fará com que seja identificada a tempo de conseguir um tratamento eficaz, com a possibilidade de ser curado”, frisa.

Ter hábitos saudáveis é uma forma de diminuir as chances de incidência da doença. Por isso, é importante a alimentação equilibrada aliada à manutenção do peso e evitar o fumo e consumir bebidas alcóolicas.

“O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e o segundo com maior taxa de mortalidade. Homens a partir dos 50 anos devem fazer os exames anualmente; quem tem histórico familiar deve procurar o médico a partir dos 45 anos.”

Os exames que ajudam no diagnóstico do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O primeiro é um marcador tumoral coletado por meio de exame de sangue e pode diagnosticar o câncer antes da manifestação dos sintomas; ele também é usado para monitorar os estágios clínicos de quem já enfrenta a doença. O toque retal identifica as alterações da próstata através do toque feito pelo profissional.

Além do câncer de próstata, os exames também diagnosticam a hiperplasia prostática benigna, conhecida pelo aumento da próstata a partir dos 50 anos; a prostatite, doença causada por bactérias; e o câncer de testículo. “Temos tido aumento da incidência de câncer testicular entre os jovens e, assim como o câncer de próstata, quanto mais cedo diagnosticar, maiores são as chances de cura e garantias de uma melhor qualidade de vida”, completa o especialista.

Tagliari reforça que, ao procurar pelo urologista, o homem tenha informações e tire dúvidas que podem ajudá-lo no cuidado e detecção de outras doenças. “É muito importante tirar as dúvidas e, se houver queixas, também falar. Isso ajuda o paciente e o urologista pode dar um melhor direcionamento ao tratamento”.

O Laboratório Unimed promove, durante o Novembro Azul, campanha promocional com desconto para o exame de PSA, para usuários em geral. Informações pelo telefone (17) 3531-3125 ou 99247-7980 (WhatsApp).