Urologistas falam sobre saúde do homem e câncer de próstata em live nesta 4ª

Transmissão será pelas redes sociais e youtube do Austa Hospital

Urologistas falam sobre saúde do homem e câncer de próstata em live nesta 4ª

Foto: DIVULGAÇÃO - Consultas e exames realizados anualmente são essenciais para a prevenção

Da Reportagem Local
Publicado em 17/11/2021

Esta quarta-feira, 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o tipo que mais incide entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Para falar sobre esta doença e a saúde do homem os médicos urologistas José Aparecido Batistela e Glauco Melo, do Austa Hospital, de São José do Rio Preto, realizarão live nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, gratuita e aberta à população.

A atividade faz parte do cronograma de eventos que a instituição preparou para o Novembro Azul. Será transmitida pelas redes sociais e pelo canal no youtube. Para participar, é preciso se inscrever no link https://info.austahospital.com.br/live-novembro-azul.

A incidência de câncer na população masculina é muito alta. Entre 2020 e 2022, mais de 197 mil homens terão a doença, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença, segundo os médicos urologistas.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. Por isso, exames preventivos realizados anualmente são muito importantes.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.