Unimed Catanduva promove mostra fotográfica com incentivo ao parto seguro

Atividade faz parte das ações para a Semana de Segurança do Paciente

Unimed Catanduva promove mostra fotográfica com incentivo ao parto seguro

Foto: Unimed Catanduva -  Profissional realiza monitoramento de todo o processo do parto

Da Reportagem Local

A Unimed Catanduva, por meio do Núcleo de Segurança ao Paciente (NSP) do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), desenvolve ações voltadas à Semana de Segurança do Paciente, celebrada em setembro, com atividades que conscientizam o parto seguro. Para marcar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado hoje, dia 17, haverá uma mostra de fotografias de mães que tiveram a experiência do parto normal.

A exposição, intitulada 'O amor nasce da forma natural', será composta por imagens cedidas por pacientes e que mostram momentos logo após o parto. O ‘varal’ de fotos ficará exposto por uma semana em corredor de fluxo contínuo no HUSD. Após a mostra, as fotografias serão entregues para as mamães participantes.

A ação acompanha a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) que, em consulta junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), elegeu o tema 'Cuidado Materno e Neonatal Seguro' para o Dia Mundial de Segurança do Paciente deste ano, acompanhado do lema 'Aja agora para o parto seguro e respeitoso'.

No primeiro semestre de 2021, o HUSD registrou 360 nascimentos, média de 60 partos por mês. “Os dados nos motivam e levam a aprimorar os cuidados assistenciais. Diferente dos demais atendimentos, temos a atribuição de cuidar do binômio mãe e filho, respondendo às expectativas do paciente e família. Em parceria com a Rebraensp, trabalhamos neste período em busca de aprimorar nossas rotinas de segurança para estes pacientes tão especiais”, disse a gerente de Enfermagem e membro do NSP, Adriana Bianchi.

Ações internas

Seguindo o cronograma da Rebraensp, os colaboradores do HUSD tiveram acesso às palestras e cursos que envolvem o tema. Além disso, a unidade implantou um check-list de parto seguro acrescentado ao prontuário das gestantes (seja de parto normal ou cesárea). O documento realiza o monitoramento de todo o processo do parto: pré, intra e pós nascimento.

Ainda com o objetivo de engajar os colaboradores ao tema, o NSP junto ao setor de Qualidade Hospitalar, lançou a terceira edição do concurso 'Projeto de Melhorias'. Para este ano, foi escolhido o tema 'Assistência ao Materno Infantil'.

A ação visa encorajar os profissionais a pensar e apresentar projetos que possam contribuir para o atendimento no setor. As inscrições terminam hoje, 17, com apresentação prevista para o dia 23. A ideia com melhor pontuação será premiada.