UBSs de Catanduva contabilizam 289 agendamentos de mamografias

A quantidade de solicitações foi agendada do dia 13 ao dia 26 de outubro

UBSs de Catanduva contabilizam 289 agendamentos de mamografias

Foto: DIVULGAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de fazer a mamografia

Da Reportagem Local
Publicado em 31/10/2021

A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 289 agendamentos de mamografia no Outubro Rosa. As solicitações foram agendadas entre os dias 13 e 26 do mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. Boa parte desse número é resultado de busca ativa feita pela equipe de saúde ao direcionamento do exame.

Durante o mês, todas as unidades de saúde trabalharam com a temática e reforçaram a importância da prevenção. “Não há demanda reprimida. Essas pacientes que solicitaram as mamografias em outubro já estão sendo agendadas para os meses de novembro e dezembro, conforme a liberação de vagas”, ressalta o setor.

Em meio à Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de fazer a mamografia. Conforme preconiza o Ministério da Saúde, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame a cada dois anos, se não tiver alteração nas mamas.

“As unidades fazem todo o acompanhamento quando a paciente descobre a doença. Quanto mais cedo temos o diagnóstico em mão, maiores são as chances de cura e evitamos assim, os óbitos, isso é fato”, informa Camila de Santis Silva, diretora do departamento técnico da Secretaria Municipal de Saúde.