Testagem da Covid-19 atinge 608 crianças nas escolas da rede municipal de ensino

Maioria testou negativo para a doença, mas 212 alunos já possuíam anticorpos

Testagem da Covid-19 atinge 608 crianças nas escolas da rede municipal de ensino

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Para a análise, foi realizada a coleta de sangue na ponta de um dos dedos das mãos

Da Reportagem Local
Publicado em 19/11/2021

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 608 testes de Covid-19 nas escolas municipais. Os exames foram feitos em todas as crianças mediante autorização dos pais ou responsáveis. Para a análise, foi realizada a coleta de sangue na ponta de um dos dedos das mãos.

De acordo com o balanço desta primeira etapa, a maioria testou negativo para a doença, mas uma em cada três crianças já tem anticorpos contra o coronavírus, num total de 212 alunos.

Isso quer dizer que, mesmo não vacinadas, essas crianças já tiveram contato com o coronavírus. Segundo a Saúde, nos alunos que foram identificados com IGM positivo, a equipe fez avaliação mais criteriosa e foi descartada a fase ativa do novo vírus.

“Esse exame revela que em algum momento essas crianças já tiveram contato com o vírus, sejam assintomáticos ou com sintomas. Essa testagem é importante para identificar as crianças que, mesmo não vacinadas, já possuem anticorpos”, diz.

Ao todo, alunos de cinco escolas participaram da testagem: Waldemar Aydar, no Pachá, Darci Helena Delgado Januário, no Bom Pastor, Nelson de Macedo Musa, no Alpino, Arnaldo Zancaner, no Jardim Soto, e Graciema Ramos da Silva, no Solo Sagrado.

Essa foi a primeira etapa da ação realizada de forma estratégica pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. Outras fases devem ser programadas.