Secretaria de Saúde monitora eventos adversos pós-vacinação da Covid-19

Intuito é estruturar estratégias para atuação da vigilância sanitária e epidemiológica

Secretaria de Saúde monitora eventos adversos pós-vacinação da Covid-19

Foto: DIVULGAÇÃO - Eventos adversos podem ser relacionados à composição da vacina, à técnica usada em sua administração e aos próprios indivíduos vacinados

Da Reportagem Local

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na última sexta-feira, dia 17, uma plataforma para acompanhar todos os casos notificados de eventos adversos supostamente ligados à vacinação contra a Covid-19 na cidade.

De acordo com o órgão, o intuito do formulário é estruturar estratégias e diretrizes para atuação dos entes envolvidos na vigilância sanitária e epidemiológica contra a Covid-19, de forma a avaliar a segurança do produto a partir da análise de eventos adversos pós-vacinação (EAPV), bem como para identificar, investigar e atuar na frente a eventuais problemas relacionados à qualidade das vacinas.

Segundo o Ministério da Saúde, evento adverso pós-vacinação é qualquer ocorrência médica indesejada e que, não necessariamente, possui uma relação casual com o uso de uma vacina. Pode ser qualquer evento indesejável ou não intencional, ou seja, um sintoma, uma doença ou um achado laboratorial anormal. Por isso, é indispensável uma criteriosa avaliação clínica e laboratorial desses casos, para a busca rigorosa da causa, com a finalidade de que o evento adverso não seja atribuído à vacina sem fundamentação científica.

Ainda segundo a pasta, esses eventos podem ser relacionados à composição da vacina, à técnica usada em sua administração, aos próprios indivíduos vacinados, sendo a predisposição genética individual um importante fator no desenvolvimento de algumas desordens (por exemplo, as autoimunes), após a vacinação ou à coincidência com outros agravos.

O Programa Nacional de Imunizações orientou aos municípios que seja feita a notificação de todos os eventos adversos por meio do E-SUS Notifica. O morador pode enviar o relato pelo link https://forms.gle/h8hA3F6KVLkqjMBs6.