Saúde oferece curso sobre proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade

Iniciativa promove aproximação entre profissionais para ação conjunta

Saúde oferece curso sobre proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade

Foto: DIVULGAÇÃO - Curso será na modalidade virtual e terá versões com legendas em inglês e espanhol

Da Reportagem Local

O Ministério da Saúde está ofertando um curso sobre proteção social das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade com sífilis, HIV/aids, hepatites virais, tuberculose ou hanseníase.

Desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atividade será na modalidade de educação à distância, com carga horária de 60h e versões com legendas em inglês e espanhol.

A capacitação está disponível na plataforma AvaSUS e tem o objetivo de instrumentalizar profissionais de saúde e de assistência social para o desenvolvimento de ações colaborativas entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), frente à inclusão social desse público, promovendo a aproximação entre os profissionais de áreas inter-relacionadas para ação conjunta.

Dentre o conteúdo previsto em três unidades autoinstrucionais, ou seja, sem a necessidade de tutoria, estão assuntos como a articulação entre SUS e SUAS; a dimensão social e vulnerabilidades relacionadas à sífilis, HIV/aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase; e advocacy, controle social e participação comunitária.

O curso será mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do link: avasus.ufrn.br.