Saúde de Catanduva realiza mutirão com mais de 180 cirurgias eletivas

Investimento deve chegar a R$ 186 mil em recursos liberados pelo Governo Federal

Saúde de Catanduva realiza mutirão com mais de 180 cirurgias eletivas

Foto: DIVULGAÇÃO - Cirurgias estão sendo realizadas na Santa Casa de Novo Horizonte

Da Reportagem Local
Publicado em 05/01/2022

A Secretaria Municipal de Saúde retomou as cirurgias eletivas em um mutirão com mais de 180 procedimentos. A ação teve início no final de dezembro e, até agora, 27 cirurgias já foram realizadas. A média tem sido de três procedimentos ao dia.

O objetivo da ação é dar celeridade às cirurgias que ficaram estagnadas no período mais crítico da pandemia, quando as internações por Covid-19 demandaram grande quantidade de leitos hospitalares.

A expectativa do setor é acabar com a fila de espera para essas operações. Dentre os procedimentos com maior demanda estão as cirurgias de hérnia, vesícula e hemorroida. Para realização do Mutirão, a Prefeitura de Catanduva deve investir cerca de R$ 186 mil, verba obtida via Governo Federal para essa finalidade.

Os pacientes do Mutirão da Cirurgia receberam encaminhamento a partir de triagem e atendimento na Atenção Básica. Parte do trâmite consiste em avaliações pré-operatórias, pré-anestésicas e pós-operatório que estão sendo realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), antigo Postão.

As cirurgias estão sendo realizadas na Santa Casa de Novo Horizonte, hospital de referência para Catanduva e que pertence à mesma regional de saúde do município. Os pacientes são transportados com os veículos da própria Secretaria de Saúde de Catanduva.