Saúde contabiliza 167 testes nos dois primeiros dias de ação nas escolas

Pela prévia, 60 crianças tiveram contato com o vírus e já possuem anticorpos

Saúde contabiliza 167 testes nos dois primeiros dias de ação nas escolas

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Teste é realizado via coleta de sangue na ponta de um dos dedos das mãos

Da Reportagem Local
Publicado em 10/11/2021

A Secretaria Municipal de Saúde contabiliza a aplicação de 167 testes de Covid-19, realizados em crianças, nos dois primeiros dias de campanha nas escolas municipais. A etapa da ação se estenderá até sexta-feira, dia 12. De acordo com a prévia, desse total, 104 crianças não tiveram contato com o vírus. Por outro lado, 60 tiveram contato com o vírus e já possuem anticorpos.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Natália Costa, em nenhum dos casos o vírus está na fase ativa.

“Esse exame revela que em algum momento essas crianças já tiveram contato com o vírus, seja assintomáticos ou com sintomas. Essa testagem é importante para identificar as crianças que, mesmo não vacinadas, possuem anticorpos contra o coronavírus”, frisa.

As primeiras escolas que receberam a equipe da saúde para a realização dos testes foram Waldemar Martins Aydar, no Giuseppe Spina, e Darci Januário, no Bom Pastor. Conforme o cronograma, a atual fase da testagem inclui as escolas Nelson de Macedo Musa, no Alpino, Arnaldo Zancaner, no Jardim Soto, e Graciema Ramos da Silva, no Solo Sagrado.

O teste é realizado via coleta de sangue na ponta de um dos dedos das mãos. O resultado é rápido. O trabalho faz parte das estratégias da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, para investigação do panorama da Covid, em crianças, que estão fora da faixa etária para receber vacinação. O exame só é feito mediante autorização do pai ou responsável.