Quase 10 mil crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas contra Covid-19 em Catanduva

No país, esse público é estimado em cerca de 20 milhões de crianças

Quase 10 mil crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas contra Covid-19 em Catanduva

Foto: DIVULGAÇÃO - Em média, 9.860 crianças de 5 a 11 anos serão imunizadas em Catanduva

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 07/01/2022

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Em média, 9.860 crianças de 5 a 11 anos serão imunizadas em Catanduva, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. No país, esse público é estimado em cerca de 20 milhões de crianças.

A orientação do Ministério da Saúde é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da aplicação. A imunização da faixa etária, entretanto, não será obrigatória.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Para atender essa demanda, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A previsão é que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano.

Até o fim de janeiro, contudo, a estimativa é que 3,7 milhões de doses já cheguem ao país. Estão previstos três voos com 1,248 milhão de vacinas cada. O primeiro desembarcará no Brasil em 13 de janeiro, o segundo dia 20 e o terceiro dia 27.

As vacinas são parte do contrato assinado pelo Ministério da Saúde com a Pfizer em novembro de 2021. Ao todo, o termo prevê a entrega de 100 milhões de novas doses de vacina em 2022, incluindo todas as faixas etárias que podem ser incorporadas ao PNO. As doses serão entregues às unidades federativas de forma proporcional à população de crianças em cada estado e no Distrito Federal.

TRÊS SEMANAS

O Governo de São Paulo anunciou na quarta-feira, 5, que o Estado está pronto para iniciar a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid-19. A capacidade de imunização estadual permite que todas as 4,3 milhões de crianças com idade entre 5 e 11 anos tomem pelo menos uma dose em, no máximo, três semanas.

A Secretaria de Estado da Saúde também já adquiriu 9 milhões de seringas e agulhas que serão usadas na vacinação infantil. O Estado também iniciou a distribuição de 4,5 milhões de cartões de vacinação específicos para o público com idade entre 5 e 11 anos.