Programa Saúde na Escola de Marapoama distribui kits de higiene bucal e corporal

Pandemia impediu a escovação supervisionada dos alunos com aplicação de flúor

Programa Saúde na Escola de Marapoama distribui kits de higiene bucal e corporal

Foto: PREFEITURA DE MARAPOAMA - Cada conjunto contém escova de dente, creme e fio dental, esponja e sabonete

Da Reportagem Local
Publicado em 08/11/2021

A Prefeitura de Marapoama, através das coordenadorias de Saúde e Educação, entregou kits de higiene bucal e corporal aos alunos da Rede Municipal de Educação. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE). Cada conjunto contém escova de dente, creme e fio dental para a higiene bucal, além de esponja e sabonete para a higiene corporal.

A coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, que também é responsável pelo PSE, explicou que, por causa da pandemia, não foi feita, por enquanto, a escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor.

“Neste ano, trabalhamos com instruções teóricas, com a participação dos dentistas, auxiliados pelos auxiliares de consultórios odontológicos, agentes comunitários e professores. Os profissionais dentistas também encaminharam materiais de instrução para que professores possam trabalhar de forma didática com os alunos para estimular a conscientização da higiene bucal e corporal”, disse.

O PSE é promovido pelo Ministério da Saúde e em Marapoama está vinculado à Coordenadoria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Estratégia da Saúde da Família. A proposta é a integração e articulação permanente da educação e da saúde, para melhora a qualidade de vida da população. A ideia principal é cuidar da saúde dos estudantes da Educação Básica.