Personal confirma aumento na procura por exercício físico para tratar sequelas da Covid

Profissional orienta retomada das atividades para reduzir danos à saúde

Personal confirma aumento na procura por exercício físico para tratar sequelas da Covid

Foto: Arquivo Pessoal - Welker destaca a importância da prática da atividade física no tratamento da doença

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 30/10/2021

A pandemia provocada pela Covid-19 trouxe mudanças em diversos aspectos, inclusive, maior procura pela prática de atividades físicas por aqueles que enfrentam sequelas da doença. Em entrevista ao Jornal O Regional, o personal trainer Welker Silva comenta sobre aumento significativo na procura por academias.

“Na pandemia as pessoas se conscientizaram ainda mais sobre a importância do exercício físico, e por terem um pouco mais de tempo por conta do fechamento de alguns comércios, muitos aderiram à prática de exercícios em casa. O que mais me surpreendeu foi que assim que foram liberadas as academias, mais rápido até do que eu imaginava, achei que iria ser um pouco mais devagar, mas foi notável a vontade que o pessoal estava de voltar a treinar”, diz.

Welker também destaca o grande número de pessoas que buscaram a atividade física para a recuperação de alguma sequela provocada pela Covid-19.

“Atendo muitos alunos que tiveram Covid-19, alguns deles passaram pela doença com tranquilidade, mas alguns tiveram muita dificuldade. A procura pelo trabalho com um personal por pessoas que estão se reabilitando das sequelas aumentou muito”, afirma.

Segundo ele, dentre as maiores dificuldades estão a falta de ar nos exercícios e fraqueza muscular. “Um fato que me chamou muita atenção foi que a sequela da Covid-19 afetou muito mais a parte do equilíbrio muscular para os mais idosos. Alguns demoram um pouco mais para voltar outros se recuperam mais rápido, depende da individualidade biológica da pessoa. Pessoas que praticavam exercícios antes de contrair a Covid-19 estão se deparando com novos desafios ao retornar aos treinos. Isso porque a infecção pode deixar sequelas que prejudicam a prática de atividade física, como cansaço, fraqueza muscular, confusão mental, dificuldades para dormir. Há ainda risco de ter um problema sério devido a danos no coração e pulmão.”

Ele ressalta a importância da prática da atividade física no tratamento da doença. “Se você permaneceu com algum problema após a Covid-19, não tenha medo de retomar a atividade física, desde que com orientação médica e de um profissional habilitado. Fazer isso o quanto antes, inclusive, é uma maneira de minimizar sequelas e recuperar a qualidade de vida.”