Paciente da USF do Solo Sagrado ganhou festa de aniversário surpresa

Acumuladora, ela foi diagnosticada com a síndrome de Diógenes

Paciente da USF do Solo Sagrado ganhou festa de aniversário surpresa

FOTO: PREFEITURA DE CATANDUVA - História de dona Neuza foi transformada em livro autobiográfico

Da Reportagem Local
Publicada em 10/10/2021

A Secretaria de Saúde de Catanduva organizou uma festa de aniversário surpresa para uma paciente com história de superação. O ato simbólico serviu para parabenizar dona Neuza Maria Borges pelos seus 80 anos de vida e pela sua experiência bem-sucedida, em que a moradora do Jardim Eldorado se submeteu depois de constatado diagnóstico de síndrome de Diógenes.

A síndrome é caracterizada pela incidência de acumular “coisas”. No caso dela, os materiais retirados de sua residência foram suficientes para encher quase dois caminhões, num trabalho conjunto entre a Equipe de Sinantrópicos e a Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a mobilização, a equipe da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nassori, do Solo Sagrado, fez uma verdadeira faxina no imóvel. A história deu origem a um livro, em que a moradora conta a sua trajetória, editado pela Unifipa, que também abraçou a causa. A autobiografia de dona Neuza é intitulada de 'Amor por toda a vida'.

Ela é acompanhada, há cerca de um ano, pela equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). “Uma história linda e emocionante com a sua própria narrativa, que mesmo com suas limitações conseguiu renascer do amor”, diz a secretária de saúde, Cláudia Monteiro.