Nutricionista sugere alimentos que auxiliam a evitar o câncer de mama

Prevenção à doença está aliada a estilo de vida e alimentação saudáveis

Nutricionista sugere alimentos que auxiliam a evitar o câncer de mama

Foto: DIVULGAÇÃO - Nutricionista orienta consumo de frutas, verduras e legumes

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 01/10/2021

Nesta sexta-feira, dia 1º, inicia-se o mês de outubro, conhecido como mês da Conscientização do Câncer de Mama. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o câncer de mama ultrapassou o de pulmão como o câncer mais comumente diagnosticado no mundo.

De acordo com a nutricionista Ana Carolina Fumagalli, a prevenção do câncer de mama está aliada a um estilo de vida e uma alimentação saudável. Além disso, diz, o consumo de frutas, verduras e legumes pode auxiliar na prevenção.

“O ideal é que os pacientes prefiram alimentos mais saudáveis, alimentação rica em frutas, verduras e legumes, evitando industrializados, processados e embutidos. O consumo de pelo menos três frutas durante o dia, preferindo as da época, pois apresentam melhor aparência, sabor, aroma e preço. As verduras e legumes devem ser incluídos nas grandes refeições (almoço e jantar) nas preparações cozidas, no vapor, grelhados ou assados. Observando que é fundamental que a higienização desses alimentos seja de forma correta. Lavar e clorar com hipoclorito de forma correta”, detalha.

Ela destaca ainda quais as frutas, legumes e verduras devem ser consumidos com frequência. “O consumo desses alimentos em geral é indicado para evitar e combater o câncer, são eles: frutas vermelhas, abóbora, cenoura, alho, cebola, vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre), frutas ricas em vitamina C (laranja, acerola, abacaxi, limão, caju) e romã.”

Ana Carolina selecionou receitas saudáveis e práticas para inserir na rotina como forma de auxiliar na prevenção e manter uma boa dieta alimentar. “O que eu recomendo é que os pacientes experimentos novos sabores, temperos e combinações; suco de melão com gengibre - além das suas propriedades ele auxilia nos enjoos e mal-estar; suco de melancia com hortelã - desintoxicante, melhora na digestão; suco de abacaxi, hortelã, gengibre. Porém, o ideal é que o paciente seja avaliado individualmente com profissional capacitado para estipular a conduta nutricional adequada de acordo com sua necessidade, seja para prevenção ou tratamento. Para cada tipo de patologia ou efeito colateral tem-se que uma orientação nutricional.”