Nutricionista indica alimentos que previnem câncer de próstata

Programa ‘5 ao Dia’ recomenda 5 porções, no mínimo, de frutas, legumes e hortaliças

Nutricionista indica alimentos que previnem câncer de próstata

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Nutricionista afirma que a alimentação saudável é forte aliada na prevenção

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 19/11/2021

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar sobre o câncer de próstata e discutir meios de prevenção. De acordo com a Associação Saúde da Próstata, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Em entrevista ao Jornal O Regional, a nutricionista Bianca Stanquevis explica que a alimentação saudável é uma forte aliada na prevenção ao câncer de próstata.

“Os alimentos contêm substâncias benéficas que auxiliam na prevenção de diversos cânceres, assim como também auxiliam no alívio de sintomas causados pelo tratamento. Uma alimentação básica e colorida traz diversos benefícios para o corpo. Por isso, a Organização Mundial de Saúde criou o programa ‘5 ao Dia’, que recomenda o consumo de 5 porções, no mínimo, de frutas, legumes e hortaliças em geral.”

Bianca elenca ainda os alimentos que são indispensáveis na mesa do homem saudável. “Alimentos ricos em licopeno - de coloração avermelhada -, como o tomate, melancia, mamão, entre outros, auxiliam na prevenção do câncer da próstata. Além de fibras e outros antioxidantes, presentes em frutas, legumes e hortaliças.”

A nutricionista aponta maus-hábitos que resultam em maior incidência para o desenvolvimento da doença. “Estudos apontam que homens com consumo elevado de carne vermelha e laticínios ricos em gordura podem ter maior propensão em desenvolver câncer de próstata.”

NÚMEROS

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. O Atlas de Mortalidade por Câncer, também produzido pelo INCA, aponta 15.983 mortes por câncer de próstata em 2019.