Nutricionista dá dicas de como manter alimentação saudável durante o Verão

Estação é caracterizada por dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes

Nutricionista dá dicas de como manter alimentação saudável durante o Verão

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Bianca fala sobre os alimentos que podem auxiliar na hidratação do corpo

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 21/12/2021

Nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, começa a estação mais quente do ano: o Verão. O período é caracterizado por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do sol.

Em entrevista ao Jornal O Regional, a nutricionista Bianca Stanquevis, fala sobre os alimentos que podem auxiliar na hidratação do corpo nessa época do ano.

“Algumas frutas podem auxiliar na nossa hidratação, como por exemplo melancia, melão, abacaxi e laranja. Outra ideia boa é fazer o uso de águas saborizadas, de forma bem simples: corte as frutas e coloque-as em uma jarra com água para consumir ao longo do dia. Chás também auxiliam na hidratação, mas atenção à adição de açúcar.”

Ela destaca a quantidade necessária de água que devemos beber durante a nova estação, que é conhecida por ter altas temperaturas.

“A quantidade ideal de água para cada indivíduo pode ser calculada multiplicando o peso por 35ml. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve tomar em média 2 litros e 100ml. Mas essa quantidade pode variar de acordo com alguns fatores como idade e atividade física. Atletas devem aumentar ainda mais o consumo para repor os eletrólitos”, esclarece.

A nutricionista fala, ainda, sobre alimentos que podem ajudar a manter a boa forma. “As nossas refeições do dia a dia devem conter as mais variadas frutas, verduras e os legumes possíveis, aumentando a oferta de diversas vitaminas e minerais. Também devemos consumir adequadamente boas fontes de carboidratos, proteínas e gorduras boas ao longo do dia, tendo essa última como exemplo o abacate, coco, castanhas. Uma refeição adequada e equilibrada é um grande auxílio para quem busca a saúde e boa forma.”