Número de doadoras para o Banco de Leite de Catanduva cresce 69%

Apesar do aumento significativo, hospital teme queda nas doações no final de ano

Número de doadoras para o Banco de Leite de Catanduva cresce 69%

Foto: DIVULGAÇÃO - Banco de Leite recebeu 475 doadoras de janeiro a outubro deste ano

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 10/11/2021

Apesar da pandemia da Covid-19, o Banco de Leite do Hospital Padre Albino registrou aumento de 69% no número de doadoras de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado dos dez meses de 2020, foram 281 doadoras de leite humano. Neste ano, no período, o número saltou para 475. O leite é usado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a bebês prematuros ou que apresentam algum tipo de patologia, alergia ou problemas respiratórios.

Apesar do aumento significativo, com a proximidade das festas de final do ano, o hospital teme queda nas doações.

Além da necessidade de suprir urgentemente a demanda, o Banco de Leite pretende estocar o alimento para dezembro e janeiro. Na época, nascem menos bebês e diminuem as doações, já que as mães viajam ou recebem visitas.

QUEM PODE DOAR

Apenas mulheres saudáveis podem doar leite. A seleção de doadoras é feita com base em exames atualizados a cada seis meses. Não podem doar mulheres com lúpus, diabetes, hepatite, HIV, anemia ou que tenham tido sífilis anteriormente, entre outras doenças.

Para confirmar que têm condições de doar o leite materno, as mulheres são submetidas em casa à coleta de sangue para exame, por funcionários do hospital adequadamente protegidos com equipamentos de proteção individual (EPIs).

Uma vez aprovadas, as mães doadoras recebem em casa, por meio de um sistema de rotas, material de EPI para a coleta e armazenamento do leite, com orientações da equipe do banco de leite.

Antes, o leite materno é identificado e classificado. A pasteurização é um tratamento aplicado ao leite humano que elimina 99,9% de vírus e bactérias.

As mulheres que desejam doar devem ligar para o Banco de Leite do Hospital Padre Albino pelo telefone (17) 3311 3076. O Banco de Leite fica localizado na rua Belém, 519, Centro.