Número de cadastros de doadores de medula óssea cai 89% em Catanduva

Campanhas serão retomadas a fim de elevar quantidade de interessados

Número de cadastros de doadores de medula óssea cai 89% em Catanduva

Foto: DIVULGAÇÃO - Candidato precisa ter entre 18 e 35 anos e estar em bom estado de saúde

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local

Celebrado neste sábado, 18, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea tem como objetivo destacar a necessidade da doação e lembrar aos voluntários já cadastrados a importância de se manter os dados atualizados, para facilitar a localização do possível doador.

Para chamar atenção sobre a importância da doação de medula óssea e de outros órgãos, o mês de setembro é destacado com a cor verde e por meio da campanha Setembro Verde são realizadas ações e eventos para esclarecimento e conscientização da população.

De acordo com a encarregada administrativa do Hemonúcleo, Marceli Mambelli, a pandemia da Covid-19 acarretou redução no número de cadastro de doadores de medula óssea. De janeiro a agosto do ano passado foram 1.352 cadastros, já no mesmo período deste ano, o Hemonúcleo registrou apenas 145, queda de 89%.

“O que surte mais efeito são campanhas que fazemos fora do Hemonúcleo, em cidades da região, empresas, posto de saúde, lojas e praças, mas por conta da pandemia, essas campanhas foram suspensas, e consequência disso, foi a drástica queda no número de cadastro. A intenção é já retomar essas campanhas o quanto antes”, destaca Marceli.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, entre janeiro e junho desse ano, o número de transplantes de medula óssea realizados no país diminuiu quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para Marceli, além da queda de novos doadores, outro obstáculo para enfrentar é a idade para a realização de cadastro. Anteriormente podiam realizar o cadastro pessoas de 18 a 54 anos, mas atualmente somente pessoas de 18 a 35 anos podem ser doadores de medula.

Para quem deseja doar medula, o cadastro é bem simples, o candidato precisa ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e ir até um banco de sangue e informar que pretende ser doador.

Após isso, os dados vão para o registro nacional de doadores voluntários de medula óssea, e você será chamado assim que for encontrado algum paciente que precise do transplante.

Os interessados devem comparecer ao Hemonúcleo de Catanduva que fica localizado na rua Treze de Maio, 974, Centro. O atendimento ao público é realizado de quarta-feira a domingo, das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3522-7722.