Município de Itajobi completa um mês sem registrar óbitos por Covid-19

Foram 2.676 casos confirmados e 56 óbitos pela doença desde o início da pandemia

Município de Itajobi completa um mês sem registrar óbitos por Covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO - Óbitos, internações e novos casos estão em queda desde o avanço da vacinação

Da Reportagem Local
Publicado em 26/10/2021

No sábado, dia 23, Itajobi completou um mês sem nenhuma morte por Covid-19 no município. Com 2.676 casos confirmados desde o início da pandemia, o número total de óbitos pela doença, até o momento, é de 56. O último registro aconteceu no dia 22 de setembro.

Os óbitos, assim como as internações e os novos casos, estão em queda desde o avanço da vacinação.

Da população total, até a última sexta-feira, 85,44% já haviam tomado a primeira dose do imunizante e 75,45% a segunda dose ou dose única, que garantem a imunização completa. Esses números, segundo estudos científicos, já são considerados "imunização coletiva", o que contribui para a desaceleração da contaminação.

De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, apesar da confirmação de poucos casos positivos nos últimos dias, os números são bastante satisfatórios, pois são casos considerados leves, com tratamento domiciliar, que não evoluem para internação há mais de uma semana.

Segundo a equipe do setor, a evolução do município para esses números “confortáveis” deve-se, sobretudo, ao avanço da vacinação, porém, alertam que a pandemia ainda não acabou, a população não deve se descuidar da prevenção por meio dos cuidados de higiene, distanciamento e principalmente o uso de máscara facial.

SEGUNDA DOSE

O Departamento de Saúde aproveita o anúncio de números positivos para alertar a população que está em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para que procure com urgência a Sala de Vacinação no Posto de Saúde Central para completar o esquema vacinal.

É válido ressaltar que a segunda dose do imunizante Pfizer foi adiantado de 8 semanas para 21 dias para a população a partir dos 18 anos. Quem tomou o imunizante da AstraZeneca deve procurar um dos pontos de vacinação 8 semanas após a aplicação da primeira dose.

CATANDUVA

O Boletim do Coronavírus de Catanduva registrou o 14⁰ dia seguido sem óbito no município, ontem, dia 25 de outubro. Os dados diários são contabilizados pela Secretaria de Saúde, com base nas notificações apresentadas pelos hospitais. Além disso, nas últimas 24 horas, foi contabilizado apenas um caso positivo de coronavírus na cidade.

Desde o início da pandemia, a cidade soma 18.356 diagnósticos positivos, 17.713 pessoas curadas e 630 mortes pela doença.