Investir em saúde com qualidade é o segredo para longevidade

Unimed disponibiliza medicina preventiva com atendimento para terceira idade

Investir em saúde com qualidade é o segredo para longevidade

Foto: UNIMED CATANDUVA - Beneficiário, Mudelão percebeu melhoras após um mês de atividades

Da Reportagem Local
Publicado em 07/10/2021

Envelhecer com qualidade é o que todos esperam. A Medicina Preventiva da Unimed Catanduva oferece, por meio do programa Melhor Idade, a oportunidade para que seus beneficiários acima de 60 anos aproveitem a nova fase na melhor forma.

De acordo com projeção de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), estima-se que, em 10 anos, o Estado de São Paulo saltará de 2.326.367 idosos na faixa etária de 60 a 69 anos, para 2.739.916 idosos em 2031. Um dado importante, que reforça a importância do investimento contínuo na promoção da saúde, principalmente à pessoa idosa.

No Centro de Atenção Integrado à Saúde da Unimed Catanduva, em Santa Adélia, os idosos têm a oportunidade de trabalhar o aprimoramento na saúde com qualidade. “Temos uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e que contribui para o aspecto emocional, físico, social e de reabilitação dos nossos pacientes, resgatando a qualidade de vida e cuidados em saúde”, disse a coordenadora da Medicina Preventiva, Virgínia Bicudo Guardia Grandisoli.

“Após avaliação com médico, os pacientes que apresentam dificuldade motora são encaminhados para a fisioterapia. De acordo com o histórico de cada um, traçamos um plano de tratamento com foco na qualidade de vida”, explicou a coordenadora de Fisioterapia, Cleomara de Faria Travagini.

Marcelino Mudelão, 96 anos, e Juvenal Batista Valério, 83 anos, são idosos beneficiados pelo trabalho da unidade. Em seu primeiro contato na unidade, Mudelão foi avaliado com fraqueza muscular e dores na coluna. Para se locomover dependia de uma bengala. Mas, após um mês de tratamento, já percebeu uma importante melhora. “Estou muito contente com minha evolução, sem dor e já sem depender da bengala para andar”, disse.

A experiência também foi positiva para Juvenal, que recebeu atendimento durante cinco meses. As queixas, como falta de equilíbrio, fraqueza muscular, dificuldades para desenvolver atividades de rotina, como banho, e outras que envolviam o cognitivo, foram deixadas para traz com o acompanhamento da equipe. “Durante as sessões, ele melhorou o desenvolvimento cognitivo e recuperou a autoestima com uma rotina de socialização”, ressaltou Cleomara.

SERVIÇO

O Centro de Atendimento Integrado à Saúde e Medicina Preventiva, em Santa Adélia, está localizado na rua Segundo Gobbi, 391, no bairro Jardim Colombo. O atendimento administrativo é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e às sextas-feiras, das 7h às 17h. O atendimento médico é de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

Em Catanduva, a Medicina Preventiva está localizada na rua 13 de maio, nº 1.360, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 7h30 às 17h30. A unidade também conta com atendimento de nutricionista e psicólogo, das 16 horas às 22 horas, de segunda a quinta-feira. Mais informações no telefone (17) 3531-3140.