Hospitais da FPA realizam cerca de 500 transfusões de sangue por mês

Devido à pandemia, houve queda brusca do número de voluntários no Hemonúcleo

Hospitais da FPA realizam cerca de 500 transfusões de sangue por mês

Foto: Comunicação/FPA - Dia Nacional do Doador de Sangue mobilizou equipes de saúde

Da Reportagem Local
Publicado em 08/12/2021

O Hospital Padre Albino realizou campanha de conscientização de doação de sangue no dia 25 de novembro, alusivo ao Dia Nacional do Doador de Sangue. Participaram da ação colaboradores, pacientes e acompanhantes que foram abordados pela equipe. A conscientização foi organizada pela biomédica responsável pelas Agências Transfusionais da FPA, Débora P. Ribas, em parceria com os alunos do curso de Enfermagem do Senac.  

 “Em decorrência da pandemia houve queda brusca de doares de sangue; porém a quantidade de pacientes necessitando receber transfusão de sangue continua alta nos hospitais da Fundação, cujo atendimento mensal é de cerca de 500 transfusões”, contou Débora.  

 O Hemonúcleo de Catanduva supre os hospitais da cidade e da região e a estimativa de estoque é calculada para 10 dias e não pode ficar abaixo de 50%. “O trabalho é contínuo para mantermos o estoque, pois imprevistos podem acontecer e diminuir este número em um único dia, como no caso de acidentes”, pontuou a biomédica.  

 A doação de sangue é voluntária e os requisitos para se tornar um doador são básicos. Basta estar bem de saúde, alimentado, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável legal, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento com foto. O Homenúcleo fica na rua 13 de Maio, 974, no Centro, e funciona de quarta a domingo, das 7h às 13h.