HB abre inscrições para gestantes em testes da vacina contra o VSR

Serão recrutadas mulheres de 18 a 49 anos entre a 24ª e a 34ª semana de gestação

HB abre inscrições para gestantes em testes da vacina contra o VSR

Foto: DIVULGAÇÃO - Grávidas serão monitoradas até o parto e os bebês durante o primeiro ano de vida

Da Reportagem Local
Publicado em 18/12/2021

O Centro Integrado de Pesquisa Clínica (CIP) do Hospital de Base (HB) abriu inscrições para voluntárias gestantes, de Rio Preto e região, participarem do estudo da vacina da GSK, contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode levar à pneumonia e se manifesta de maneira mais grave em crianças e idosos.

Serão recrutadas mulheres de 18 a 49 anos que estiverem entre a 24ª e a 34ª semana de gestação. Elas serão monitoradas até o parto e os bebês durante o primeiro ano de vida. O estudo é multicêntrico, que vai envolver polos de pesquisa em diversos lugares do mundo. No total, serão cerca de 9 mil voluntárias.

O estudo é de fase três, quando o composto já passou por testes relativos à segurança e à eficácia e apresentou bons resultados.

“O estudo busca proteger os recém-nascidos através dos anticorpos desenvolvido pelas mães vacinadas. Os anticorpos produzidos serão transmitidos para o bebê ainda durante a gestação e, após o nascimento, através da amamentação”, afirma o virologista Maurício Lacerda Nogueira.

Para se inscrever no estudo, a gestante deve acessar o site http://www.hospitaldebase.com.br/voluntario-grace.