Estoque de sangue O negativo e AB positivo reduz e acende alerta no Hemonúcleo

Cresce a demanda por doações devido aos acidentes de trânsito comuns nesta época do ano

Estoque de sangue O negativo e AB positivo reduz e acende alerta no Hemonúcleo

Foto: DIVULGAÇÃO - Hemonúcleo está convocando doadores nas tipagens O negativo e AB positivo

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 28/12/2021

No final do ano o número de doadores de sangue cai significativamente, por outro lado, cresce a demanda por doações, devido aos acidentes de trânsito comuns nesta época.

Em entrevista ao Jornal O Regional, a encarregada do Hemonúcleo de Catanduva, Marcelli Mambeli, alertou que os estoque estão críticos nas tipagens O negativo e AB positivo. Uma das iniciativas para reforçar o armazenamento é a convocação de doadores por meio de telefonemas.

Marcelli destacou que devido à época festiva, o Hemonúcleo não atenderá no final de semana. “Essa semana vamos atender apenas quarta, quinta e sexta, por isso, estamos ligando para o máximo de doadores possível, pra ver se conseguem vir até sexta.”

Podem doar sangue as pessoas de 18 a 69 anos que pesam mais de 50 quilos. Adolescentes de 16 a 18 anos também pode doar, desde que tenham autorização dos pais.

Em cada doação, o voluntário doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

O Hemonúcleo fica localizado na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3522-7722.