Especialista traz dicas para melhorar paladar infantil dos adultos

Especialista traz dicas para melhorar ‘paladar infantil’ dos adultos

Especialista traz dicas para melhorar paladar infantil dos adultos

Foto: Divulgação/Pexels - Pais devem iniciar os hábitos alimentares apresentando ao bebê alimentos variados

Da Reportagem Local
Publicado em 10/10/2021

Uma alimentação a base de frituras, fast foods e doces para uma pessoa adulta pode trazer sérias consequências para a saúde. Porém, se o indivíduo tem preferência por estes alimentos ao invés de optar por refeições balanceadas com variedade de verduras, frutas e legumes, ele sofre de mau hábito alimentar, mais conhecido como “paladar infantil”.

Esse comportamento pode ser comum em pessoas que não tiveram um incentivo, desde a infância, a se alimentar de forma saudável.

“Os primeiros mil dias do bebê, que compreendem desde a gestação até os primeiros dois anos de vida, é um período importante para adquirir bons hábitos alimentares”, destaca a endocrinologista Marina Cannozo Lahr Baldini, cooperada da Unimed Catanduva.

A especialista frisa que os pais devem iniciar os hábitos alimentares apresentando ao bebê alimentos variados, como legumes, cereais, tubérculos, proteínas e frutas, a partir dos cinco ou seis meses de idade – período em que se inicia a alimentação sólida).

É importante que essa variedade seja contínua e comum também nas refeições de todos da casa, já que a criança segue os hábitos alimentares da família.

“Observa-se que a partir do momento em que a criança passa a acompanhar a alimentação da família, alguns alimentos são ‘esquecidos’, o que dificulta o processo de reintrodução desse alimento numa fase mais avançada”, alertou a médica.

Por exemplo, a partir do momento em que a criança começa a ingerir o arroz, o feijão e uma proteína, algumas verduras, frutas e legumes ficam em segundo plano.

A endocrinologista ressalta que o paladar infantil pode causar problemas de saúde, como deficiências de vitaminas e minerais, quadros de anemia, dislipidemia, diabetes e obesidade. “Essas doenças podem se manifestar dependendo do tempo e o grau de rejeição aos alimentos saudáveis”, completou.

ALERTA

O paladar infantil é considerado um mau hábito alimentar e, em algumas situações, os sintomas podem ser considerados mais graves, caracterizando-se como um transtorno alimentar.

O Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (Tare) é definido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) como uma recusa ou restrição alimentar que pode ocasionar insuficiência nutricional e, consequentemente, levar a problemas como peso inadequado, dependência de suplementação, alterações no funcionamento psicossocial e outros.

O Tare é mais comum na infância, mas pode acontecer em todas as idades. Ele também pode estar associado ao autismo, mas isso não é uma regra.

O indicado, então, é: se você tem dificuldade em comer certos alimentos, procure seu médico e explique a situação. Ele será capaz de identificar a causa e também tratar possíveis consequências na saúde física, mental e social.

COMO MUDAR HÁBITOS?

Entre as orientações da endocrinologista Marina Cannozo Lahr Baldini estão a mistura de novos ingredientes com aqueles que você já gosta; insistir, mesmo se não gostar do alimento; prepará-lo de nova forma, com outra textura, tentando mais de uma vez: cozido, cru, refogado, purê; e criar metas, como exemplo, experimentar uma nova fruta a cada semana.

Outras atitudes importantes são a pesquisa sobre os benefícios de cada alimento. Saber como aquilo pode te fazer bem, talvez te motive a experimentar. Além disso, comece devagar. Não precisa tentar uma refeição inteiramente nova. Elabore sabores mais populares e suaves no começo. Se necessário, busque ajuda médica.