Equipe de Sinantrópicos intensifica prevenção e combate ao escorpião

Ação é motivada pela preocupação com a proximidade do período de chuvas

Equipe de Sinantrópicos intensifica prevenção e combate ao escorpião

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Equipes da Secretaria de Saúde estão orientando a população

Da Reportagem Local

Começou esta semana, em Catanduva, um trabalho de busca ativa, orientação e divulgação de medidas de prevenção e combate ao escorpião e outros animais peçonhentos. A iniciativa é da Equipe de Sinantrópicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o setor, a ação é motivada pela preocupação com o período de chuvas que está por vir, já que a melhor forma de combater o escorpião é a prevenção.

 “O escorpião é um animal venenoso, tem um ferrão na ponta da sua calda e quando se sente ameaçado, se defende picando as pessoas e seu veneno pode até matar”, ressalta Kênio Suliani, chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses.

Para manter o escorpião longe, é importante manter o quintal limpo, não acumular folhas secas, entulhos, material de construção, madeira, lixo orgânico, dentre outros. “São locais onde as baratas, alimento do escorpião, se esconder e atraem esses animais peçonhentos”, orienta.

Outra medida preventiva é deixar sempre os ralos tapados tanto os internos quanto os externos, além de examinar roupas e calçados antes de vesti-los, a fim de evitar acidentes.

O primeiro sintoma é a dor no local da picada, podendo ocorrer aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor, vômitos, agitação, tremores, produção excessiva de saliva e ofegância. Ao aparecerem os sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

 Para agendar a visita da equipe de Sinantrópicos é só ligar: 3531-9373 ou 3524-2445.