Enfermagem da Unifipa realiza mesa-redonda sobre Outubro Rosa

A III Semana de Enfermagem teve início ontem e irá até a próxima terça-feira

Enfermagem da Unifipa realiza mesa-redonda sobre Outubro Rosa

Foto: REPRODUÇÃO - Atividade sobre questões de gênero foi realizada no formato virtual

Da Reportagem Local
Publicado em 14/10/2021

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Educação Permanente e Associação Mahatma Gandhi, as ligas de Oncologia, Materno Infantil e Saúde Coletiva do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) realizaram a ação 'Outubro Rosa: Questões de Gênero no Panorama da Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama'. 

 O evento aconteceu na quinta-feira, dia 7, através da plataforma Google Meet e via canal do YouTube. Aproximadamente 150 pessoas participaram do encontro online, prestigiando a mesa-redonda que contou com nomes como prof. Dr. Ayder Anselmo Gomes Vivi (médico e professor titular do Departamento de Cirurgia Fameca-Unifipa, mestre em Técnica Operatória pela Universidade Federal de São Paulo e doutor em Medicina pela Universidade de Federal de São Paulo), Profa. Dra. Paola Alexandria P. de Magalhães (enfermeira especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, professora doutora do curso de Enfermagem e Medicina da Unifipa) e Mário Quiudini Neto (discente do curso de Direito da Unifipa e integrante do projeto de extensão Direito e Sexualidade). 

“Ao pensarmos no Outubro Rosa, devemos considerar a integralidade do cuidado da saúde e das questões de gênero. É importante voltarmos o olhar para as populações como a população LGBTQIA+, a fim de ampliarmos os espaços de discussão e políticas públicas que incluam esta população, principalmente no que tange à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, considerando os aspectos físicos, psíquicos, sociais, espirituais e culturais, além de suas vulnerabilidades e das questões de gênero”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem, Luciana Braz.

SEMANA DE ENFERMAGEM

Começou ontem, dia 13, a III Semana de Enfermagem Unifipa, que terá atividades até a próxima terça-feira, 19. Direcionado a estudantes da área da saúde, profissionais do setor e população em geral, o evento é totalmente online e prevê certificado ao final.

As seis palestras da semana abordam o papel multidisciplinar do farmacêutico. Na abertura, no dia 13, o tema abordado foi 'Florais de Bach: preparação e indicação farmacêutica em Práticas Integrativas e Complementares', com a dra. Eliana Zeni Orlando, farmacêutica homeopata.

Na sequência, dia 14, às 19h30 - 'Indústria Farmacêutica e Dermocosméticos', com dr. Murilo Naza Martins, consultor PVD; dia 15, às 21 horas, 'Cuidados Farmacêuticos em Visita Domiciliar', com dra. Angélica Massa, farmacêutica; e dia 18, às 19h30 - 'Minicurso: Aplicação de Injetáveis', com a professora dra. Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas, farmacêutica e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina – USP, docente do curso de Farmácia Unifipa.

A programação será encerrada no dia 19 com jornada dupla: às 19h30 - 'Outubro Rosa: Contraceptivos orais e reposição hormonal', com dra. Regina Célia Fernandes Cassioli, médica ginecologista e obstetra; e às 21 horas - 'Novembro Azul: O papel do farmacêutico na orientação e tratamento do câncer de mama e de próstata', com dra. Flávia Cristina França, farmacêutica responsável do Serviço Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva. 

Para acessar as reuniões basta entrar no link: https://meet.google.com/pyw-hgnd-zdu.