Dia do Fonoaudiólogo: profissional fala sobre a importância da especialidade na vida das pessoas

Profissão possibilita tratamento de doenças ou distúrbios da linguagem humana

Dia do Fonoaudiólogo: profissional fala sobre a importância da especialidade na vida das pessoas

Foto: ARQUIVO PESSOAL - Fonoaudióloga há 14 anos, Angélica Surraila declara amor pela profissão

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 09/12/2021

Nesta quinta-feira, dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. A data tem como objetivo homenagear os profissionais responsáveis pelo cuidado e auxílio no tratamento de doenças ou distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.

Em entrevista ao Jornal O Regional, Angélica Surraila, fonoaudióloga há 14 anos, ressaltou sua paixão pela área.

“Sempre gostei muito da comunicação, a fonoaudiologia é uma profissão responsável pela comunicação humana, mas desde o vestibular meu encanto sempre foi a audição, poder auxiliar na reabilitação auditiva, devolver os sons para as pessoas é apaixonante.”

A especialista falou, também, sobre a importância da fonoaudiologia na vida das pessoas. “São muitos os benefícios. Apesar de ser uma profissão jovem e pouco divulgada, o impacto na saúde dos pacientes é indiscutível. Desde o nascimento, a fonoaudiologia está presente na vida das pessoas, no teste da orelhinha, nos exames de audição e labirinto, ao estimular um atraso de fala, troca de fonemas, dificuldades na leitura escrita, musculatura da face e alimentação (mastigação e deglutição).”

Segundo a fonoaudióloga, a especialidade tem ajudado pessoas a tratarem sequelas provocadas pela Covid-19.

“Trabalhamos muito e estamos trabalhando nas sequelas da Covid-19. Reabilitamos os casos mais graves, que ficaram entubados por longo período, que necessitaram do uso de sonda para se alimentar (fortalecendo a musculatura e auxiliando na deglutição), nas queixas de piora auditiva, zumbido e tonturas.”

ORIGEM DA DATA

O Decreto de Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da fonoaudiologia no Brasil. A data é uma homenagem a este importante momento na história dessas profissionais.