Dia do Doador de Sangue: Hemonúcleo enfrenta desafios para manter estoque equilibrado

Data homenageia voluntários e conscientiza a população sobre a importância da doação

Dia do Doador de Sangue: Hemonúcleo enfrenta desafios para manter estoque equilibrado

Foto: DIVULGAÇÃO - Marceli fala sobre a importância de fidelizar doadores e manter os estoques abastecidos

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicado em 25/11/2021

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, é celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data tem como objetivo homenagear os doadores de sangue e, também, conscientizar a população sobre a importância de ser um doador.

Em entrevista ao Jornal O Regional, Marceli Mambelli, encarregada administrativa do Hemonúcleo de Catanduva, falou sobre a importância de fidelizar doadores e manter os estoques abastecidos.

“O ideal é fidelizar o doador, pois a cada três meses ele de volta na unidade, o homem pode doar quatro vezes e a mulher três vezes, no período de doze meses, se isso acontecer certinho, conseguimos manter o estoque ideal”, comenta.

Marceli relata que mesmo após o avanço da vacinação, ainda é realizada a convocação para doação de sangue através de telefonemas. “Está começando a melhorar a vinda dos doadores voluntários, ou seja, aquele que eu não precisei ligar para convocar. Acredito sim, que agora, com a maior parte das pessoas vacinadas, tudo volte ao que era antes, por enquanto não voltamos com o número de doações voluntárias que tínhamos e o trabalho que realizamos por telefone, na convocação, ainda é diário.”

Ela explica como é feito o cálculo de doações para manter o estoque equilibrado. “Nossa estimativa é calculada para 10 dias, isso para suprir os hospitais da de Catanduva e região, ele não pode ficar abaixo de 50%, hoje, ele mantém os 50% que preciso para os 10 dias, mas o trabalho é incansável, pois trabalhamos sempre para manter acima de 50%, pois pode ocorrer imprevistos que diminuam o estoque em um único dia, por exemplo, acidentes.”

SOBRE A DATA

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido pelo Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, definindo 25 de novembro - data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial. Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.