Coordenador da Fameca doa livros de autoria própria à Biblioteca da Unifipa

Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti entregou oito exemplares para a instituição

Coordenador da Fameca doa livros de autoria própria à Biblioteca da Unifipa

Foto: DIVULGAÇÃO - Livro de Valiatti tem um capítulo específico sobre ventilação mecânica

Da Reportagem Local

O coordenador do curso de Medicina/Fameca do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti, doou oito exemplares de seu novo livro, 'Ventilação mecânica: fundamentos e prática clínica', à Biblioteca Cheddi Gattaz, da Unifipa.

“As doações de material bibliográfico são de grande valia para nossa biblioteca, pois são importantes para o enriquecimento de nosso acervo e também para utilização de toda comunidade acadêmica”, destaca a bibliotecária Solange Dotti Rossi.

O livro aborda informações de recentes evidências científicas, trazendo a experiência dos autores e um capítulo específico sobre ventilação mecânica na insuficiência respiratória viral (Covid-19).

Abrangente e elaborado de modo didático, Jorge Luis dos Santos Valiatti, José Luiz Gomes do Amaral e Luiz Fernando dos Reis Falcão sintetizam suas percepções sobre os mais variados aspectos da ventilação mecânica e conduzem a reflexão sobre a evolução do conhecimento acerca da anatomia humana, da fisiologia e da biologia.

O exemplar revisa aspectos relacionados com a fisiopatologia das doenças respiratórias de adultos e crianças, bem como suas repercussões pulmonares e extrapulmonares.

Além disso, oferece o conhecimento dos fundamentos da ventilação mecânica e sua evolução, das indicações e limitações das modalidades disponíveis nos modernos ventiladores, bem como possibilita dominar os recursos destinados à prevenção das complicações inerentes à insuficiência respiratória e ao seu tratamento. Incorpora, ainda, a importância dos sistemas de monitorização contínua da mecânica ventilatória, das trocas gasosas e da hemodinâmica.