CMB lança Position Paper com dados do setor filantrópico brasileiro

Levantamento é considerado essencial para a tomada de decisões

CMB lança Position Paper com dados do setor filantrópico brasileiro

Foto: Reprodução - Presidente da CMB agradeceu a toda equipe envolvida no processo

Da Reportagem Local

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) lançou na terça-feira, dia 27, o Position Paper, documento com dados e informações do setor filantrópico brasileiro. O anúncio foi feito durante o CMB Online – atividade virtual que reúne representantes de diversos hospitais e federações.

Logo na abertura do evento, o presidente da CMB, Mirocles Véras, agradeceu a toda equipe envolvida no processo para compilar os dados disponíveis no Position Paper. “Poder fornecer todas estas informações é o resultado de um trabalho incansável e ainda vamos evoluir mais. O trabalho da diretoria da CMB, em conjunto com as federações e hospitais filantrópicos, em busca de informações para construir esta base de dados é muito importante para o nosso setor”.

André Almeida, cofundador e chefe do time de Análise de Dados da Numb3rs Analytics, empresa responsável pela construção da base de dados que compõe o Position Paper, explicou como funciona o processo de busca de informações. “Nós coletamos o dado direto na fonte, enriquecemos a base com análises e o processamento desses dados, e depois os disponibilizamos para o consumo”.

Almeida ressalta a importância de uma base de dados para a tomada de decisões. “Queremos fazer com que os dados não sejam nossos inimigos; eles devem estar conosco, nos ajudando no nosso dia a dia; tem que ser um elemento participante de todas as nossas decisões. A tomada de decisão não deve ser pelo faro; precisa ser baseada em fatos e é isso que os dados nos proporcionam”.

Ele ainda reforça que todo o trabalho veio sendo feito alinhado com o que acontece dentro do Ministério da Saúde. “Mantivemos um padrão e chegamos a um denominador comum das informações que são úteis tanto para o Ministério da Saúde quanto para a CMB”.

A CMB vai disponibilizar o Position Paper para todas as federações de todos os Estados e será atualizado periodicamente.