Catanduvenses vacinados com Pfizer já podem antecipar data da segunda dose

Adoção da medida tem intuito de frear aumento dos casos da variante Delta

Catanduvenses vacinados com Pfizer já podem antecipar data da segunda dose

Foto: DIVULGAÇÃO - Quem recebeu a primeira dose poderá concluir o esquema vacinal quatro semanas antes

Myllaynne Lima
Da Reportagem Local
Publicada em 25/09/2021

A Secretaria de Saúde de Catanduva decidiu antecipar a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer. A medida segue a orientação do governo estadual divulgada na quarta (22). Com isso, quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação.

Especialistas têm recomendado a antecipação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para tentar frear o aumento dos casos da Delta, que já é a variante predominante na cidade de São Paulo.

Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 28 dias antes da data até então sinalizada para receber a segunda dose.

“O munícipe pode fazer a conta, no posto de vacinação, a equipe confere a data e, se estiver em dia, é feita a aplicação”, orienta.

A medida entrou em vigor ontem (24) e vale para os 645 municípios do Estado de São Paulo. De acordo com o governo, a medida deve beneficiar cerca de 6,9 milhões de pessoas que já foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer.

NÚMEROS

Até o meio-dia de sexta-feira (24), Catanduva aplicou 169.995 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 95.649 primeiras doses, 70.773 segundas doses, 2.861 doses únicas, além de 712 doses adicionais para idosos e imunossuprimidos. Os dados são do sistema Vacivida, do Governo do Estado de São Paulo.