Campanha Fique Sabendo contabiliza 1.029 testes rápidos de HIV e Sífilis

Desse total, 45 testes rápidos testaram reagente para Sífilis e seis para o vírus HIV

Campanha Fique Sabendo contabiliza 1.029 testes rápidos de HIV e Sífilis

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Equipes percorreram empresas, casas noturnas e espaços públicos

Da Reportagem Local
Publicado em 29/12/2021

A Campanha 'Fique Sabendo' de 2021 alcançou resultado histórico de testes rápidos de HIV e Sífilis. Ao todo, 1.029 exames foram realizados no período de 1º a 17 de dezembro. Desse total, 45 testes rápidos testaram reagente para Sífilis e seis para o vírus HIV.

A ação teve público expressivo e foi realizada nas unidades básicas de saúde, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), empresas particulares, casas noturnas e em locais de grande circulação de pessoas, tais como o Mercado Municipal, Shopping Popular, rede de supermercados e o Terminal Urbano.

Em uma semana de atendimentos, a campanha já contabilizava mais de 850 testes e, devido à procura, precisou ser prorrogada até o dia 17.

“Esse resultado é muito positivo porque comprova que as pessoas compreenderam a necessidade de sempre se prevenir e realizar o diagnóstico precoce. No primeiro momento da campanha, o município tinha recebido 600 testes rápidos e precisamos fazer mais dois pedidos emergenciais, devido à excelente adesão”, celebrou a enfermeira Vanessa Hosp, responsável pelo Programa Municipal IST/Aids.