Boletim virtual é dedicado à prevenção do câncer de mama

Leia as publicações da nova edição do Boletim Temático do Ministério da Saúde

Boletim virtual é dedicado à prevenção do câncer de mama

Foto: DIVULGAÇÃO - Mês segue a tradição de ser dedicado ao debate sobre o câncer de mama

Da Reportagem Local
Publicado em 16/10/2021

Outubro é especial para a saúde da mulher: o mês segue a tradição de ser dedicado ao debate sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, que corresponde a cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres.

O cuidado deve ser diário, mas neste mês o Ministério da Saúde intensifica as informações sobre o tema. Por meio da nova edição do Boletim Temático da Biblioteca da Pasta, a população poderá acessar uma série de publicações sobre os cuidados e a prevenção da doença.

De acordo com o documento divulgado na quinta-feira (14), a perspectiva atual do Sistema Único de Saúde (SUS) é impulsionar a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnóstica e o tratamento, reduzindo o número de casos avançados e a mortalidade pela doença.

A publicação do mês fala sobre os mitos e as verdades sobre esse tipo de melanoma. Por exemplo, você sabia que é verdade que amamentar protege contra o câncer de mama? Também é verídico que a atividade física ajuda na prevenção da doença. No entanto, é falso que o câncer de mama só apareça em quem tem histórico familiar ou que os anticoncepcionais protejam contra a doença.

O Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde pode ser acessado pelo link bvsms.saude.gov.br.