Artigo de Pró-Reitora da Unifipa é publicado em revista científica internacional 

Resultados do estudo abrem novas e intrigantes possibilidades de investigações

Artigo de Pró-Reitora da Unifipa é publicado em revista científica internacional 

Foto: DIVULGAÇÃO - Professora Ana Paula, em pé à esquerda, desenvolve projeto com alunos e bióloga angolana

Da Reportagem Local
Publicado em 04/11/2021
  
O artigo de pós-doutorado da professora dra. Ana Paula Girol, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Padre Albino – Unifipa Catanduva foi aceito para publicação na revista internacional Cells, de alto impacto científico.

A pesquisa é associada ao programa da Unesp de São José do Rio Preto e desenvolvida nos laboratórios da Unifipa, contando com auxílio financeiro da Fapesp.

O estudo envolveu a análise da aplicação de dois compostos, em administrações individuais e conjunta, o Ac2-26 (derivado da proteína anti-inflamatória Anexina A1) e a piperlongumina (extraída da pimenta), em modelo de uveíte (inflamação ocular). Ambos os tratamentos, com os compostos individualmente, reverteram o processo inflamatório. 

O trabalho mostrou, pela primeira vez na literatura, a capacidade anti-inflamatória da piperlongumina, e indicou que os compostos, em conjunto, podem interagir biofisicamente, o que impede a atividade anti-inflamatória de ambos. Esses resultados abrem novas e intrigantes possibilidades de investigações. 

Atualmente, nos laboratórios de pesquisa do Centro Universitário Padre Albino, estão em desenvolvimento 10 trabalhos de pós-graduação, sendo três mestrados, seis doutorados e um pós-doutorado.