Alimentação balanceada é fator decisivo para prevenir o câncer, afirma nutrólogo

Durval Ribas Filho faz alerta para a adoção de dieta adequada e hábitos saudáveis

Alimentação balanceada é fator decisivo para prevenir o câncer, afirma nutrólogo

Foto: DIVULGAÇÃO - Especialista diz que o Outubro Rosa é oportuno para mudar estilo de vida

Da Reportagem Local
Publicado em 24/10/2021

Má alimentação e câncer tem sido alvo de diversas pesquisas, que ressaltam a importância do controle de fatores externos - como uma dieta adequada - como uma das formas de prevenção da doença. Além das causas genéticas, aspectos ambientais e de estilo de vida são modificáveis e podem ter relevante influência sobre o risco de câncer.

No mês Outubro Rosa – que faz um alerta para o câncer de mama - este assunto está em pauta. Com as atuais tendências de diminuição da atividade física e do aumento da gordura corporal, cria-se um cenário ainda mais preocupante, pois a carga global de câncer permanece crescendo.

“Optar por uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, e pobre em alimentos industrializadas, prontos para consumo, bebidas açucaradas e alcoólicas, pode ser uma decisão importante na prevenção de novos casos de câncer”, ressalta o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

O especialista alerta que a campanha Outubro Rosa é oportuna para que, sobretudo as mulheres, adotem hábitos saudáveis de vida para favorecer a prevenção da doença.