• Daniele Jammal

URGENTE: Hemonúcleo de Catanduva atinge estoque crítico e pede ajuda da população

Os estoques em geral estão muito baixos, mas o que está mais crítico é a tipagem O negativo

Foto: O REGIONAL - A unidade está convocando doadores para aumentar a coleta e, consequentemente, a disponibilidade de bolsas de sangue para os hospitais da cidade


Myllaynne Lima

Da Reportagem Local


O estoque do Hemonúcleo de Catanduva chegou ao estado crítico nesta semana e segue com baixa capacidade. Diante disso, a unidade está convocando doadores para aumentar a coleta e, consequentemente, a disponibilidade de bolsas de sangue para os hospitais da cidade.


“Gostaria de convidar a toda população que puder, estiver apta e bem de saúde a vir doar sangue. Os nossos estoques em geral estão muito baixos, mas o que está mais crítico é a tipagem O negativo. Nós zeramos o nosso estoque e como costumo dizer, as cirurgias não param, os acidentes não param, então isso fez com que nosso estoque caísse bastante”, destaca Marceli Mambelli, encarregada administrativa do Hemonúcleo.


Outra preocupação, de acordo com Marceli, é a chegada do frio, que faz com que as doações caiam significativamente. “Agora com a chegada do frio o número de doadores acaba diminuindo, isso já é normal todos os anos, mas a nossa preocupação é que com a pandemia acabe potencializando essa falta de doador. Então pra você que pode, venha até o Hemonúcleo e faça a sua doação de sangue”, frisa.


Além de atender os hospitais de Catanduva, o Hemonúcleo também abastece hospitais da região. “O Hemonúcleo de Catanduva atende hospitais daqui e da região, de nove a dez hospitais mais ou menos. Então, por conta dessa demanda que não caiu e a falta de doador os nossos estoques chegaram a fase crítica.”


Durante a pandemia, a unidade adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, uso de máscara de proteção e distribuição de álcool em gel. Além disso, o Hemonúcleo também disponibiliza agendamento para doação de sangue.


Além de atender os hospitais de Catanduva, o Hemonúcleo também abastece hospitais da região

CRITÉRIOS PARA DOAR

Para realizar doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis. O doador também deve estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50kg.


No momento da doação é necessário apresentar documento original com foto. Além disso, o doador não pode ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.


O Hemonúcleo de Catanduva fica localizado na Rua Treze de Maio, nº 974 – Centro. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 7h às 13h. Para maiores informações, basta entrar em contato através do telefone (17)3522-7722.






27 visualizações0 comentário