• Daniele Jammal

Projeto SuperAutor incentiva leitura e escrita com livro criado por alunos

Objetivo é desenvolver a capacidade criativa através da leitura, escrita e ilustrações

Foto: DIVULGAÇÃO - Atividade foi realizada por alunos de 4 a 10 anos, da educação básica do Cetec Catanduva


Myllaynne Lima

Da Reportagem Local


Papel, lápis preto e colorido, borracha e liberdade para a imaginação. Ingredientes perfeitos para a jornada vivida por uma centena de crianças de 4 a 10 anos da educação básica do Cetec Catanduva.


A equipe pedagógica foi além das atividades curriculares e propôs o projeto SuperAutor, abraçado com carinho por pais e alunos. O objetivo é desenvolver a capacidade criativa dos alunos através da leitura, da escrita e das ilustrações.


De acordo com a coordenadora de Educação Básica do Cetec Catanduva, Juliana Sampaio Saravalli, os alunos, com a ajuda dos professores, irão criar suas próprias histórias, escrevendo e ilustrando suas ideias, seus enredos, enfim, seus próprios livros.


O processo criativo termina no próximo dia 30 de agosto, quando os croquis serão enviados para a Editora SuperAutor, parceira do projeto, que ficará responsável pela editoração. Cada livro terá também a biografia do autor e dedicatória.


“Além da criatividade, estamos estimulando a leitura de novos livros, visitas à biblioteca para inspiração, conhecimento de autores. É despertar para o novo e para a capacidade de criação. As crianças estão empolgadas com a possibilidade de escrever o próprio livro, de poderem criar seus heróis. E os professores veem uma forma a mais de colocar o conteúdo em prática”, afirma.


Segundo ela, os pais ficarão surpresos com as histórias, identificando que a educação está no caminho certo. “Quem sabe podemos despertar a veia artística de nossos alunos? Ficaríamos imensamente felizes em saber que, no futuro, alguns de nossos alunos se tornaram escritores”, salienta.


Uma noite de autógrafos marcará o lançamento dos livros e o encerramento do projeto. O evento está previsto para acontecer na primeira semana de dezembro.

20 visualizações0 comentário