• Daniele Jammal

Procura por serviços digitais no Poupatempo bate recorde 

Números evidenciam que os serviços online, de fato, chegaram para ficar

Foto: DIVULGAÇÃO - Serviços disponíveis nos canais digitais permanecerão sendo oferecidos nesse formato


Da Reportagem Local

A retomada dos atendimentos trouxe nova realidade ao Poupatempo, a digitalização dos serviços. Foram mais de 20 milhões de atendimentos online de agosto de 2020 a julho deste ano pelos canais digitais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens –, de um total de 26 milhões realizados. 

Somente nos sete primeiros meses de 2021, o Poupatempo registrou 19,7 milhões de atendimentos em todas as unidades do programa. No comparativo, os serviços digitais lideram a procura, com 16,1 milhões (82%) de solicitações pelos canais eletrônicos, contra 3,6 milhões (18%) no presencial. 

  

Os números evidenciam que os serviços digitais, de fato, chegaram para ficar. A meta, inclusive, é alcançar 180 opções nas plataformas digitais neste ano e a 240 até o final de 2022. 

  

“O Poupatempo tem mais de 80% dos seus atendimentos realizados de forma remota. Isso vem ae encontro ao legado que esta gestão nos trouxe, atenta e sempre preocupada em facilitar o acesso da população aos serviços públicos, por meio do digital. O programa tem feito o dever de casa, e continua se aperfeiçoando e simplificando ainda mais os processos”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pela administração do Poupatempo. 

Para que os serviços do Estado pudessem ser mantidos durante a pandemia, a Prodesp acelerou o processo de transformação digital do Poupatempo e expandiu a oferta dos serviços online para atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais conectada.

Com isso, desde a reabertura gradual dos postos, a partir de agosto de 2020, após período de suspensão do atendimento presencial, iniciado em março com a pandemia, a oferta de vagas para o atendimento presencial nas 84 unidades vem sendo ampliada gradualmente.  

O Poupatempo conta hoje com mais de 140 serviços online que podem ser realizados com segurança e agilidade, a qualquer momento do dia, pelo computador ou celular, proporcionando mais autonomia aos usuários. Entre as opções, estão as de licenciamento de veículos, carteira de trabalho e seguro-desemprego, que antes eram feitas de forma presencial e agora se tornaram totalmente digital, além de outras como renovação de CNH, transferência de veículo, atestado de antecedentes criminais, acesso à carteira de vacinação contra a Covid-19, entre muitas outras. 

  

Os serviços disponíveis nos canais digitais permanecerão sendo oferecidos nesse formato. Portanto, as opções realizadas unicamente de maneira presencial são as de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), por conta da coleta biométrica, e os do órgão estadual de trânsito, como a transferência interestadual e mudança nas características do veículo, transferência intermunicipal e interestadual de CNH e ainda os serviços municipais, por exemplo.

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