• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 30/10/2021

Coluna – SÁBADO

UM MILHÃO AO IMES FAFICA

Foi protocolado na última quinta-feira, na Câmara Municipal, o projeto de lei 136/21, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a autorização de transferência de recursos à administração indireta e a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento deste ano para o Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva, o IMES/Fafica, no valor de R$ 1.157.000,00. O valor será remanejado (ou anulado) do orçamento antes destinado à Secretaria Municipal de Administração.

DESTINO DOS RECURSOS

Segundo consta no projeto de lei, que foi apresentado em regime de urgência, esta suplementação orçamentária de mais de R$ 1 milhão tem a finalidade de melhorias na estrutura física e funcional do IMES para melhor capacitação de alunos e melhor condição na qualidade de ensino. Se fosse para seguir o trâmite normal, o projeto só seria votado daqui 15 dias. Como entrou em regime de urgência, deverá ser lido e votado em primeira discussão na sessão de quarta-feira, em virtude do feriado de Finados na terça.


NECESSÁRIO

A ajuda de verba para o Imes, e muitos falam com saudade, da Fafica, é algo necessário há tempos. Com o novo diretor, ou interventor, Paulo Marques, convidado pelo próprio prefeito padre Osvaldo para descascar o abacaxi e desarmar a bomba, é preciso que tenhamos resultados, e que não sejam a longo prazo.

VAQUINHA

Há tempos a divulgação do vestibular do IMES é feito de forma acanhada. Sem verbas para pagar as dívidas que se acumulam, não se pode exigir verbas publicitárias para a divulgação do seu vestibular. Informações nunca confirmadas já deram conta que os próprios professores (cada um em seu curso) realizaram “vaquinha” para impulsionar a propaganda e ter como retorno a chegada de novos alunos.

VESTIBULAR

As inscrições para o vestibular digital deste ano do IMES/Fafica têm início no dia 8 de novembro e prosseguem até o dia 6 de dezembro, podendo ser realizadas no site www.fafica.br. Com o slogan “o momento é agora”, estão sendo abertas vagas para os cursos de Direito, Odontologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Matemática, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia.


RECORDE

Temos sim a vontade de poder divulgar após o dia 6 de dezembro que o vestibular do Imes/Fafica bateu recorde de inscrições. Mas isso seria um sonho distante? Esperamos que não.


MUTIRÃO

Hoje o Poupatempo promove a quinta etapa do Mutirão do RG, evento que oferece cerca de 8 mil vagas para atendimentos da primeira ou segunda via do documento de identidade. Para a próxima segunda-feira, dia 1º de novembro, véspera de feriado de Finados, serão ofertadas 13 mil vagas para renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, além das solicitações para emissão da carteira de identidade. Lembrando que na segunda-feira, o Poupatempo funcionará no horário normal. Não haverá funcionamento no feriado de Finados.

BANCOS ABREM

Muitos consideraram que os bancos estariam fechados ontem. Ledo engano. E agora também pensam que os bancos não irão funcionar na próxima segunda-feira. Enganam-se redondamente. Na próxima segunda-feira, véspera de feriado, a Caixa Econômica Federal funcionará em seu horário de costume, das 8h às 13h, enquanto os outros bancos irão atender das 10h às 14h. Vai um empréstimo aí??

CONGELAMENTO

O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), colegiado que reúne governo federal e secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, aprovou ontem, o congelamento, por 90 dias, do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado nas vendas de combustíveis. O objetivo é a manutenção do chamado PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) nos níveis vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022.

RECLAMAÇÕES

A decisão é anunciada em meio a reclamações de diferentes setores sobre a disparada dos combustíveis e a ameaças de uma nova greve dos caminhoneiros no país. Parte da categoria vem prometendo paralisar o transporte de mercadorias na próxima semana, a partir de 1º de novembro. O alto custo do óleo diesel é uma das reclamações dos motoristas.

AJUSTES

Agora a diferença nas pesquisas eleitorais diminui??? Muito estranho que institutos divulguem pesquisas que mostram redução súbita da diferença de intenção de votos entre o Lula (PT) e Jair Bolsonaro. Como se estivessem cartelizados em consórcio, à exceção do Paraná Pesquisas, os institutos apontavam Lula na frente com 10, até quase 20 pontos de vantagem, mas, agora, essa diferença cai para 4 ou 5. É temor de passarem vergonha em janeiro?


OBRIGATÓRIO

É que a partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as pesquisas devem constar do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). Nesse registro, o instituto é obrigado a entregar cadernos de pesquisa e toda a documentação que comprova os seus percentuais. A obrigatoriedade de registro das pesquisas está definida na resolução 23.600 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem força de lei.


A FRASE

“Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo.” (Oscar Wilde, dramaturgo, escritor e poeta irlandês)

11 visualizações0 comentário