• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 28/10/2021

Coluna – QUINTA-FEIRA

SERVIDOR PÚBLICO

Hoje, dia 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público, mas o ponto facultativo foi transferido para amanhã, sexta-feira. Lembrando que a data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. No Brasil o serviço público teve sua origem em 1808, com a instalação da Real Família Portuguesa que, diante da necessidade de promoção do desenvolvimento da então colônia, dentro dos parâmetros da diplomacia real, percebe a importância do trabalho administrativo. A todos os servidores, muitas vezes injustiçados, deixamos aqui os nossos parabéns.


FECHANDO A SEMANA

Se você precisa fazer algo na Prefeitura ou até mesmo no Fórum de Catanduva, dentre outros serviços públicos, preste atenção: hoje é o último dia da semana. Depois só na quarta-feira, dia 3 de novembro. Calma, calma, que a gente explica: com a mudança da data, amanhã será comemorado o Dia do Servidor Público e foi concedido ponto facultativo aos servidores, na sexta-feira, dia 29 e na segunda-feira, dia 1º de novembro. As atividades só retornam na quarta-feira, dia 3, pois no dia 2 é feriado de Finados.

VISTAS

Na última terça-feira, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal e logo em seguida uma reunião extraordinária para votação de um projeto de Decreto Legislativo. Como já havíamos noticiado aqui na Peneira, na pauta constava apenas o Orçamento Municipal de 2022, e o mesmo recebeu pedido de vistas por 10 dias, solicitado pelo vereador Marquinhos Ferreira (PT).


NATAÇÃO

Foi entregue, na última sessão da Câmara, a Moção de Aplausos e Congratulações aos atletas da equipe Master de Natação do Clube de Tênis de Catanduva, pela participação e conquistas obtidas na 8ª Copa Nosso Clube de Natação Master 2021 - Troféu Celebrando a Vida. A moção foi iniciativa do vereador Luis Pereira (PSDB).


COMANDANTE

A Moção de Aplausos e Congratulações, do vereador Mauricio Gouvea (PSDB), foi entregue ao comandante da Guarda Municipal de Catanduva, Cláudio Manoel da Costa Franco Pereira, pelos relevantes serviços prestados a todos os munícipes de Catanduva. Carinhosamente chamado de Claudinho, o comandante recebeu muitos elogios dos edis presentes na sessão. Recebeu a moção e no click das fotos, seus pais estavam acompanhando o homenageado.

REDUÇÃO DE TAXA

O presidente da Câmara de Catanduva, vereador Gleison Begali (PDT), está requerendo ao prefeito Padre Osvaldo (PSDB) e ao superintendente da SAEC, Marcos Machado, estudos que viabilizem a instrumentalização e a redução gradual e anual da taxa de esgoto. O vereador sugere que a redução para imóveis residenciais tenha a redução de 2% ao ano, por um período de 10 anos subsequentes. Já para os imóveis comerciais, o parlamentar requer a redução de 1,5% ao ano, também pelo período de uma década. O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado à Prefeitura e à autarquia municipal.

CIDADÃO CATANDUVENSE

Na sessão extraordinária, realizada logo em seguida ao da ordinária, foi votado pelos nobres edis, em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo no. 006/2021, de autoria do vereador Alan Marçal (PP), que concede o Título de Cidadão Catanduvense ao major da Polícia Militar Fabio da Veiga Cabral. Foi aprovado por unanimidade. Atualmente, “Capitão Veiga” está cedido junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.


DUBAI É LOGO ALI...

Após perguntar, em uma cidade pequena da Paraíba, quem já foi a Dubai, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de fato chegou à cidade dos Emirados Árabes na última terça-feira. O tucano publicou nas redes sociais que a viagem é devido ao compromisso com um evento empresarial para “gerar negócios e investimentos para São Paulo”. Na ocasião em Guarabira, Doria estava em uma coletiva de imprensa, na Câmara de Vereadores da cidade, quando perguntou se algum vereador da cidade já havia visitado Dubai, nos Emirados Árabes. O vídeo da gafe cometida pelo tucano viralizou nas redes sociais.


LASCOU

Alguém está perdendo a paciência... O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta semana que não falta dinheiro para o país, mas falta gestão. Em reunião em sua sala, ele chamou colegas do próprio governo de incompetentes, referiu-se a Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) como burro e disse que "às vezes eu mesmo me pergunto o que estou fazendo aqui." As frases foram ditas durante encontro com integrantes da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, que brigam para ter de volta R$ 600 milhões de recursos retirados do ministério da área. No local estavam deputados da base e de oposição.

A FRASE

“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.” (Confúcio, filósofo chinês)

25 visualizações0 comentário