• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 26/09/2021

Coluna – DOMINGO

CONTAS

A manchete de ontem do jornal O Regional, “Tribunal reprova prestação de contas de 2019 da Prefeitura de Catanduva”, causou burburinho entre os políticos locais. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) emitiu parecer desfavorável à aprovação das contas anuais do exercício de 2019 no período em que a gestão foi dividida pelos prefeitos Afonso Macchione Neto e Marta Maria do Espírito Santo Lopes.

VENHA

Dizem, na “esquina do pecado”, que alguns vereadores, desde já, estão esperando, com um certo sorriso no rosto, a vinda das contas de 2019, para serem votadas no plenário da Câmara Municipal. Em breve, elas devem chegar com o voto desfavorável do TCE. Nessa futura votação, o bicho vai pegar...


EX-PRESIDENTES

Durante a última semana, a diretoria da 41ª. Subseção da OAB Catanduva realizou um café da manhã com todos os ex-presidentes da Ordem, seguindo todas as normas sanitárias. O motivo? Além da homenagem, foi mostrado aos veteranos causídicos o projeto da nova Casa do Advogado que será construída no mesmo local da atual.


DEMOLIÇÃO

Em virtude deste novo projeto, a Diretoria da OAB Catanduva informou que em breve serão iniciados os procedimentos de demolição e a construção da nova Casa da Advocacia e Cidadania, no mesmo local, na rua Paraíba. Quem já viu o novo projeto arquitetônico, que teve mais de uma dezena de versões, rasgou elogios. O terreno da atual Casa do Advogado de Catanduva foi adquirido na gestão do ex-presidente Eduardo Gil Carmona.


PROVISÓRIO

O período de construção da nova Casa do Advogado está estimado em cerca de um ano e, enquanto isso, o atendimento aos advogados e à população serão realocados em salas da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Catanduva -, na rua Alagoas, além das salas externas já existentes no Fórum Estadual e na Justiça do Trabalho. O atual presidente da Subseção de Catanduva é o advogado André Ribeiro Ângelo.


VISITA NA MARRA

Conforme ele mesmo disse na tribuna, na semana retrasada, o vereador Marquinhos Ferreira (PT) esteve fazendo uma visita ao promotor da Vara da Infância e Juventude. Antônio Bandeira Neto. Na verdade, o edil recebeu uma notificação da Promotoria e compareceu no dia marcado. O presidente da Casa de Leis, vereador Gleison Begalli (PDT), foi convidado para a reunião, mas não pode estar presente. Ferreira tomou o “cafezinho” do promotor, acompanhado do conselheiro tutelar Evandro Seminatti. Foi com açúcar ou com adoçante?


LEMBRANDO

Após as críticas realizadas em agosto pelo vereador Marquinhos Ferreira (PT), o promotor Antônio Bandeira Neto publicou nas redes sociais uma postagem em resposta às críticas e um convite para o nobre edil comparecer na Promotoria na última semana de agosto. Ficou aguardando e o vereador não compareceu. Foi notificado e a visita aconteceu. Simples assim.


COLOMBO

Faleceu na última sexta-feira o empresário Gumercindo Colombo, de 84 anos, patriarca e acionista da Colombo Agroindústria. Ele deixa a esposa Aparecida e os filhos Sérgio, Sidinei, Suely e Syntia. A história de vida do industrial foi construída com muito trabalho e está entrelaçada com a trajetória de sucesso da empresa, criada na década de 40, no município de Ariranha. Aos familiares, os nossos sentimentos.

PRAÇA DA REPÚBLICA

O prefeito padre Osvaldo realizou na sexta-feira à noite uma transmissão ao vivo da praça da República para mostrar a iluminação, as lâmpadas queimadas que foram trocadas. Iluminação ok. Mas na mesma transmissão, as imagens mostravam o calçamento da praça, com diversos buracos e pedras soltas e uma internauta chamou a atenção para o problema. Ao responder, o prefeito disse que algumas áreas precisam de recuperação. Mas não citou quando poderia resolver.


ABANDONO

Na mesma transmissão, a internauta Silvia Meismith comentou: “nosso patrimônio está em estado deplorável”. O prefeito respondeu que aos poucos haverá a recuperação e revitalização do centro da cidade. Ao que parece, bem aos poucos. Enquanto isso a Fonte Luminosa da praça, um dos cartões postais da cidade, agoniza, em um abominável estado de abandono.

DIA DO RÁDIO

Ontem, dia 25 de setembro, foi comemorado o Dia do Rádio. Na terça-feira passada, dia 21, o Dia do Radialista. Parabéns a todos, afinal o rádio ainda continua firme e forte, transformando-se com o passar dos anos, acompanhando as inovações tecnológicas. Mas deixamos aqui as lembranças, das emissoras Voz 1 AM, Voz 2 FM, rádio Difusora, sem esquecer das atuais Vox FM, Band FM e Rádio Ondas Verdes FM.


FEIRA LIVRE

No último dia 13 de setembro, de forma on-line, o catanduvense Rodrigo Antônio de Souza, o conhecido "Rodriguinho da Feira", ex-diretor de agricultura e abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi convidado pela coordenação e alunos da Faculdade de Jornalismo da UNIRP, de São José do Rio Preto, para explanar sobre a história e o surgimento das feiras livres no Brasil, e sua contribuição cultural no organograma nacional, além de citar sobre a vida dos feirantes. Souza foi o criador do projeto Feira Show, que realizou edições em mais de 10 cidades da região de Catanduva.


A FRASE

“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação.” (Fernando Sabino, escritor)

9 visualizações0 comentário