• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 24/10/2021

Coluna – DOMINGO

FERIADO?

Hoje, dia 24 de outubro, é comemorado mundialmente o Dia das Nações Unidas. A data foi instituída no dia 24 de outubro em celebração a Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor neste mesmo dia em 1945. Agora um detalhe: em 1971, a Assembleia Geral da ONU declarou o Dia das Nações Unidas como feriado internacional, recomendando que fosse observado em todos os estados-membros. No Brasil, não pegou....

VACINADAS

Leitor entrou em contato com a Peneira para elogiar a manchete de ontem do Jornal O Regional: “Catanduva supera 60% de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid”. Ele confessou que considerava que a cidade estaria com maiores números, porém, como o índice se refere apenas aos munícipes que receberam as duas doses (ou a dose única), ele tem certeza que em novembro o número vai ser muito mais elevado. Assim esperamos...

CONSPIRAÇÃO?

Já citamos aqui e não vamos cansar de repetir... Ainda existem pessoas que são contra a vacina e ficam tecendo críticas infundadas, com diversas “teorias da conspiração”. E agora com a exigência da comprovação da imunização total em eventos, reclamam, exigindo o direito de ir e vir. Aos caros não-vacinados, a explicação é simples: o direito de você sair de sua casa e andar na rua é constitucional. Mas o direito de querer entrar em locais particulares, sem vacina, aí já é demais...

CAFÉ...

Na última semana, o secretário de Administração da prefeitura, Richard Casal, entrou em contato com a coluna, convidando para o café da manhã especial realizado na última sexta-feira, em homenagem aos funcionários públicos municipais. Na verdade foram dois eventos com comes e bebes. O primeiro no Recinto de Exposições, aos funcionários do Meio Ambiente e Agricultura e também aos funcionários da Saúde que realizam o sistema de vacinação drive-thru no Recinto.

...DA MANHÃ

O segundo café da manhã foi realizado aos funcionários da Secretaria da Saúde. Em ambos os eventos, o prefeito Padre Osvaldo (PSDB), o presidente da Câmara, Gleison Begali (PDT), o “fiel escudeiro” Richard Casal e as secretárias de cada pasta estiveram presentes.


CUSTO ZERO

O secretário de Administração destacou que a iniciativa é uma homenagem aos funcionários públicos municipais, já que no próximo dia 28 é comemorado o Dia do Servidor Público. Casal também frisou que o custo em relação aos cafés da manhã, aos cofres municipais, foi zero. “Foram doações de fornecedores, colaboradores e secretários que não oneraram os cofres públicos”, disse Richard. Sobrou alguma bolachinha aí?

DIRETÓRIO

E falando em Richard Casal, lembramos que o mesmo é o presidente da Comissão Provisória do PDT Catanduva que, segundo informações ainda não oficiais, estará realizando em dezembro a eleição interna para composição do Diretório Municipal. Nas últimas eleições, o partido conseguiu eleger três vereadores e ainda “abiscoitou” a presidência da Câmara.


HAMBÚRGUER DO BEM

No próximo dia 11 de novembro, a União das Sociedades Espíritas – USE Intermunicipal de Catanduva - estará realizando a 'Hamburgada do Bem' em prol da Associação Lar da Criança Lola Zancaner, que atende cerca de 170 crianças, entre 6 e 12 anos, em situação de vulnerabilidade. O ticket que dá direito ao hambúrguer artesanal e especial está sendo vendido por R$ 25. A ação solidária será estilo drive-thru, com retirada no dia 11, das 19h às 22h, no Lar Lola Zancaner, localizado na rua Teresina, nº 1.017. As encomendas devem ser feitas com antecedência pelo telefone (17) 98801-9138.


FINANÇAS

No último dia 21 foi realizada a audiência pública do Orçamento Municipal para 2022, presidida pelo presidente da comissão de finanças e orçamentos, vereador Nelson Tozo (PDT), com a finalidade de discutir o projeto de lei nº 128/21, de autoria do Prefeito Municipal, que "estima e fixa a receita e a despesa do município de Catanduva, para o exercício de 2022". A audiência contou com a presença de oito vereadores, além de membros da SAEC e o secretário municipal de finanças, Wellington Cristian Vanali.


REAJUSTE

Em certo momento da audiência, quando foram abertas as perguntas do público, o funcionário público José Roberto Setin, representando o Simcat, questionou se no orçamento existiria alguma previsão de reajuste para o servidor no ano que vem. O secretário Vanalli disse que foi colocada uma “previsão de até 10%, mas tudo vai depender de como o orçamento se comporta. Se as receitas se mantiverem como está previsto, acontece de um jeito, se não mantiverem acontece de outro.” Tudo até ia bem, mas a última frase foi um balde de gelo: “não dá para afirmar nada”.


ACUSANDO

As brigas políticas começam a esquentar novamente: o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) entrou na Justiça pedindo explicação de João Doria (PSDB) sobre a acusação de que seria o responsável por divulgar nas redes sociais o vídeo de uma suposta orgia envolvendo o tucano. As imagens circularam em outubro de 2018, a dois dias das eleições em que os dois concorriam ao governo de São Paulo. Na época, Doria negou a autenticidade do vídeo e acusou o adversário político pela divulgação do conteúdo. França nega a acusação.


A FRASE

“Não me mostre o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente sou diferente.” (Clarice Lispector, escritora)

24 visualizações0 comentário