• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 23/12/2021

Coluna – QUINTA-FEIRA


FIM DE ANO

Após os festejos natalinos, algumas prefeituras da região já começaram a divulgar seus eventos para a passagem de ano no próximo dia 31. Em Catanduva, nada foi divulgado ou comentado até o presente momento. Tudo indica que não haverá comemorações oficiais realizadas pela Prefeitura. Prefeitos de 17 cidades acertaram e combinaram que o Carnaval 2022 estaria cancelado. Mas nada foi falado sobre o Réveillon...


SHOW DA VIRADA

Em Elisiário, o prefeito Cássio Bertelli já anunciou que as comemorações serão na Praça Matriz daquele município, com a montagem de um forte esquema especial de segurança para a realização do Show da Virada. O evento marcado para as 21 horas contará com a participação especial do Grupo Nossa Vibe. Também haverá a queima de fogos coloridos.


EM ITAJOBI

Outra cidade que irá fazer a festa de Fim de Ano, para comemorar a chegada de 2022, será a cidade de Itajobi. No dia 31 de dezembro, a partir das 23 horas, na Praça 9 de Julho, será realizado o Show da Virada com a banda Área 17 e a tradicional queima de fogos, sem estampidos.


FÓRUM FECHADO

Nesta semana, muitas pessoas se dirigiram até o prédio do Fórum local e puderam constatar os portões fechados. Isso acontece porque está tendo o recesso do Poder Judiciário que teve início na última segunda e vai até 31 de janeiro. Ficam suspensos os prazos de processos em tramitação na Justiça de todo o país. Não haverá expediente entre 20 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. Nesse período, fica mantido o plantão judicial para recebimento de pedidos com risco imediato de perecimento do direito (como habeas corpus, medidas protetivas, internação hospitalar e ação de alimentos).

JUIZES FORAM EMBORA

E por falar em Fórum, lembramos que dois conhecidos juízes não estão mais atuando na Justiça local. O magistrado Alceu Corrêa Júnior deixou a Cidade Feitiço e atualmente já responde pela Vara da Violência Doméstica de Rio Preto. Já o juiz e também ex-diretor do Fórum local, José Roberto Lopes Fernandes, ocupou a vaga de titular da 2ª Vara Cível de Rio Preto. O carismático juiz Antônio Carlos Pinheiro de Freitas permanece na cidade. Em 2013, Dr. Pinheiro recebeu na Câmara Municipal o Título de Cidadão Catanduvense.


HORÁRIO DOS BANCOS

Atenção para os “atrasildos” ou aqueles que vivem no mundo da Lua, achando que amanhã, sexta-feira, véspera de Natal, os horários de funcionamento dos estabelecimentos serão todos normais. Como exemplo, o atendimento bancário no dia 24, será das 9h às 11h, segundo informações da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos.


REVISTA ABRACE HCC

Agradecemos o envio da primeira edição da Abrace HCC, revista do Hospital de Câncer de Catanduva/HCC. Com 40 páginas, a revista marca os dois anos de funcionamento do Serviço de Radioterapia e traz, entre outras, matérias sobre os grupos de voluntários, campanhas de arrecadação, depoimentos de pacientes, de voluntários e duas matérias especiais. A revista custa R$ 5 e pode ser adquirida nas farmácias da Rede Central ou através do Setor de Captação de Recursos pelo telefone (17) 3311.3365 ou (17) 99789-8343. O responsável pela publicação é um dos decanos do jornalismo catanduvense, Mauro Tadeu Assi, também assíduo leitor da Peneira. Tá registrado!


DIN-DIN

Uma boa notícia para os aposentados do INSS, que aguardavam o recebimento de valores do resultado de processos judiciais. Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que venceram na Justiça ações de concessão ou revisão de benefícios e tiveram o dinheiro dos atrasados liberado pelo juiz em novembro vão receber os valores nos próximos dias. Na região do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, serão pagos R$ 165,7 milhões a 7.498 beneficiários que venceram 6.427 processos.


BUSCANDO INFORMAÇÕES

As buscas por Geraldo Alckmin no Google saltaram 350% nos últimos sete dias após aumentar o número de notícias sobre a possibilidade de ele ser vice na chapa de Lula (PT). Desde o último domingo quando participou de jantar com o petista, a procura ficou atrás apenas de Jair Bolsonaro (PL) e do próprio ex-presidente. Os termos mais buscados junto ao nome de Alckmin foram "Lula", "vice" e "partido". São Paulo foi o estado com o maior número de buscas, seguido do Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco.


PALANQUE

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato ao Palácio dos Bandeirantes em 2022, selou uma aliança com dois dos maiores partidos do Congresso Nacional, o MDB e o União Brasil (resultado da fusão DEM-PSL), e, agora o PSDB trabalha para tentar aproximar os dois partidos do palanque presidencial de Doria. Com a perspectiva de assumir o comando da máquina paulista em abril, quando Doria deve deixar o governo para disputar o Palácio do Planalto, Garcia avançou nas articulações partidárias e deve ter um palanque mais amplo em sua campanha por todo o estado.

A FRASE

“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” (Machado de Assis, escritor e poeta brasileiro)

14 visualizações0 comentário