• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 19/11/2021

Coluna – SEXTA-FEIRA

ELAS VOLTARAM

Em 20 de outubro, publicamos nesta coluna que as bandeiras expostas no Paço Municipal estavam rasgadas. Pois bem, elas foram retiradas dos mastros e agora foram recolocadas, mas não as mesmas e sim novas bandeiras, conforme foi constatado “in loco”. Aplausos para o setor municipal, que está ligado na Peneira e no Jornal O Regional, afinal, esta notícia tem tudo a ver com o dia de hoje...

DIA DA BANDEIRA

Existiu uma época que os jovens tinham conhecimento de todas as datas comemorativas. Atualmente, mesmo nos dias que são feriados, a juventude não sabe explicar qual o motivo daquela data. Hoje por exemplo, comemoramos o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.

PATRIOTISMO

A Bandeira do Brasil representa o patriotismo e envolve todas as histórias e características da população brasileira. Ela foi apresentada ao público no dia 19 de novembro de 1889, por intermédio do Decreto n°4. Possui 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. O desenho da bandeira foi de Décio Vilares.

SIGNIFICADO DAS CORES

As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso". Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I, sendo o verde a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo da casa real dos Habsburgo. No entanto, ao longo dos anos os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores, mesmo que estes não sejam considerados oficiais: branco significa o desejo pela paz; azul simboliza o céu e os rios brasileiros; o amarelo simboliza as riquezas do país e o verde simboliza as matas (a rica floresta brasileira). A frase "Ordem e Progresso" foi baseada nos estudos do filósofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.


CIDADÃO CATANDUVENSE

Hoje, a partir das 17 horas, a Câmara de Vereadores de Catanduva estará contemplando com o Título de Cidadão Catanduvense o Major da Polícia Militar, Fábio da Veiga Cabral. A honraria foi concedida pelo vereador Alan Automóveis, que é o autor do Decreto Legislativo 241/2021, e foi aprovada por unanimidade, assinada por todos os parlamentares.


MAJOR VEIGA

Para quem não se lembra, o Major Veiga esteve à frente da 1ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Catanduva, durante os anos de 2013 e 2014, reduzindo indicadores criminais importantes como roubos, furtos de veículos, além de se destacar no combate à criminalidade, obtendo resultados expressivos no número de criminosos presos e flagrantes apresentados.

NATAL EM ELISIÁRIO

Hoje, a partir das 20 horas, será dado início à programação Natal Iluminado, na vizinha cidade de Elisiário. O evento terá a participação da Fanfarra Municipal e Trenzinho para as crianças. Segundo o prefeito Cássio Bertelli, além da iluminação de Led, os enfeites de estrelas e árvores de Natal estarão enfeitando a Praça da Matriz. “Esperamos fazer a maior programação natalina que nosso município já viu”, disse Cássio, que brevemente estará entrando no Clube dos Casados.


PRESERVA

A Assembleia Legislativa do Estado de SP (Alesp) pretende eliminar até o fim de 2022 o uso de papel nas atividades legislativas e já trabalha para a implementação de energia solar e reutilização de água em sua sede. Essas ações, que visam economizar recursos públicos, reduzir emissão de carbono e colaborar para conter as mudanças climáticas, estão no programa Alesp Preserva, que foi lançado ontem.

CAVALOS SOLTOS

A Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Catanduva apreendeu na tarde de quarta-feira três cavalos que estavam soltos pela avenida José Nelson Machado, na divisa dos bairros Juca Pedro e Vila Industrial. Os cavalos, que estavam próximos ao Centro POP, na rua Argentina, foram levados até o Recinto de Exposições. Os proprietários dos animais pagarão multas para retirar os animais, conforme prevê a lei municipal. Mas fica uma perguntinha no ar: onde estava o “dono” dos cavalos, que numa forma irresponsável deixa os animais soltos pelas ruas e que poderia causar até um acidente fatal?


TOURO DE OURO

Tem coisas que, ao observar, vem logo na mente: esse está com tempo sobrando para se preocupar com certas bobagens... É o caso do pré-candidato do PSOL ao Governo de São Paulo, Guilherme Boulos, que vai entrar com uma ação popular pedindo que a Prefeitura de São Paulo retire a escultura intitulada Touro de Ouro instalada em frente à Bolsa de Valores brasileira, a B3, na região central da capital paulista. Boulos argumentará que houve uso indevido de espaço público e desvio de finalidade na instalação da peça.

A FRASE

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” (Augusto Branco, escritor e poeta)

22 visualizações0 comentário