• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 17/08/2021

Coluna – Terça-feira


MUDANÇA

Para quem passava pelo Postão da rua Pará, durante todo o dia de ontem, observava que estava sendo feito a mudança, o desmonte da estrutura de Pronto-Atendimento. A placa que informava o serviço 24 horas, foi um dos primeiros itens a serem retirados.


INTERNAUTAS

Na página do jornal O Regional, no Facebook, na publicação da matéria “Depois do Centro Covid, Prefeitura ‘fecha’ Postão por economia de R$ 283 mil”, até o início da tarde de ontem, constava 44 comentários postados e todos, criticando o fechamento. A matéria ecoou em outras páginas, e os comentários a favor eram quase inexistentes.

CÂMARA

A pauta da 25ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Catanduva a ser realizada hoje está bem enxuta: apenas dois projetos de lei para serem analisados e votados em primeira discussão e em discussão única, um veto do prefeito padre Osvaldo (PSDB) a uma emenda da vereadora Taise Braz (PT), que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da Lei Orçamentária do Município para o Exercício de 2022.


HORÁRIO

Desde a semana passada, as sessões da Câmara Municipal voltaram ao horário habitual, iniciando às 17:30 horas. A mudança do horário desde o início do ano, ocorreu em virtude do plano São Paulo de combate ao Covid-19.


BORRACHA

Pessoas que estavam presentes na praça da Matriz e na praça 9 de Julho na noite do último sábado, relataram que houve uma grande movimentação e correria, com a presença da viatura da Guarda Civil Municipal. Também foram vistos, adolescentes correndo no sentido a rua Amazonas. Catanduvenses indignados chegaram a postar vídeos nas redes sociais, mas retirado após 24 horas.


AVERIGUAÇÃO

A coluna manteve contato com o comandante da GCM, Claudio Pereira, que esclareceu que alguns adolescentes foram para cima da viatura que estava na praça, e a equipe apenas se defendeu. “Mesmo assim, seguindo todos os protocolos, os guardas civis foram afastados do patrulhamento nas ruas, ficando apenas nos serviços internos e a Corregedoria irá averiguar os fatos”, disse Pereira.


MIMOSA

Na tarde do último domingo, moradores flagraram o gado solto no Jardim Caparroz. Os bovinos foram filmados “passeando”, afinal era uma tarde de domingo e eles mereciam dar uma voltinha. O local? Na rua Estrela Dalva, próximo da avenida Barcelona. E mesmo assim você custa a acreditar? Então veja o vídeo que está postado na página do jornal O Regional no Facebook. Leia aqui e confira lá!


NÃO É MAIS

No final de semana, um dos assuntos mais comentados nos aplicativos de mensagens, foi o áudio do cantor Sérgio Reis, convocando uma manifestação em Brasília. Vale lembrar, que Sérgio Bavini, 81 anos, nome verdadeiro do artista, não é mais deputado federal. Ele foi eleito em 2014, pelo antigo PRB, hoje Republicanos, e sua gestão terminou em 2019.


PINGA NI MIM

O cantor Sérgio Reis está deprimido e passando mal, com uma crise de diabetes depois da repercussão do áudio em que afirmou que caminhoneiros, financiados por produtores de soja, parariam o país em setembro até que o Senado afastasse os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de seus cargos. Ele está sendo aconselhado pela família, por médicos e por advogados a não ir mais ao protesto no dia 7 de setembro. Reis foi desautorizado por lideranças de caminhoneiros e por ruralistas.


O LIMITE DA CENSURA

A prisão do ex-deputado Roberto Jefferson já provoca debate sobre os “limites” à liberdade de expressão garantida constitucionalmente. A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) foi explicada pela “necessidade de conter a prática continuada de ameaças e ofensas a ministros STF”, de acordo com alguns ministros, mas o procurador geral da República, Augusto Aras, considera que a prisão é censura prévia e isso a Constituição Federal não admite.


ORÇAMENTO ESTADUAL

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo começou na última sexta-feira a realização de 26 audiências públicas para discutir com a população o orçamento do estado para 2022. A primeira ocorreu em Piracicaba, na região de Campinas, com a presença de parlamentares e também membros de associações locais, que se inscreveram para falar e opinar sobre o futuro do estado. A audiência em São José do Rio Preto será no dia 01º de outubro, na Câmara Municipal, a partir das 19:00 horas.


A FRASE

“Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.” (Denis Diderot, filósofo e escritor francês)

4 visualizações0 comentário