• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 13/01/2022

Coluna – QUINTA-FEIRA

EXONERAÇÕES NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Catanduva publicou recentemente, no Diário Oficial do município, uma relação de portarias onde constam três exonerações e uma nomeação. A portaria nº 02 exonera Gleice Ellen Lopes da Silva do cargo de Assessor Legislativo Administrativo. Já a portaria nº 04 exonera Tamires Regina Estruzani do cargo de Assistente Legislativo. E a que mais causa surpresa é a portaria nº 05, exonerando João Alberto Caparroz, do cargo de Assessor Legislativo de Documentação e Informação.


NOMEAÇÃO

Mas nem tudo é tristeza, afinal a portaria nº 03 da Câmara Municipal nomeia Janaina Aparecida Pimpinati de Oliveira para o cargo de Assessor Legislativo Administrativo. Com as exonerações citadas acima, fica a dúvida: seria apenas uma “dança das cadeiras do Legislativo” ou um rearranjo dos cargos? Porém, até ontem no meio da tarde, quem tinha sido exonerado ainda estava sem outro cargo qualquer na Casa de Leis.

NOVO LOTE

Na manhã de ontem, Catanduva recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram 13 mil doses, reabastecendo os pontos de vacinação e reativando a imunização.

VEÍCULOS ANTIGOS

No próximo domingo, a Associação de Antigomobilistas da Região de Catanduva (Arca) realiza mais uma edição do tradicional Encontro Mensal de Veículos Antigos, na Praça da Igreja Matriz, das 9h às 12h. Os veículos estarão expostos ao longo da rua Cuiabá, que ficará interditada entre as ruas Pará e Brasil para garantir segurança e tranquilidade aos visitantes.

TIREM AS FACAS

Não convide para o mesmo jantar o vereador Marquinhos Ferreira (PT) e a secretária municipal de Saúde, Cláudia Monteiro. Na última segunda-feira, durante audiência na Câmara, os dois chegaram a discutir, em alto e bom som, sobre a saúde em Catanduva.

GALERIAS

As fortes chuvas que têm ocorrido na cidade mostram situações caóticas de enxurradas, principalmente na avenida 24 de Fevereiro. Diante dessa situação, o presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT), destaca que na rua 24 de Fevereiro, esquina com a Alagoas, existem três galerias que estão atualmente sem tampa e trazendo riscos para a população. O edil solicitou com urgência ao superintendente da Saec, Marcos Machado, para que providencie tampas para as galerias do local. Aguardem os próximos capítulos!


CURSOS

Excelentes cursos, com custo zero de mensalidade? Pois bem, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) – Campus de Catanduva está com inscrições abertas para seus cursos superiores. São 120 vagas disponibilizadas, sendo 40 no período noturno para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; 40 no período integral para bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e 40 no período noturno para Licenciatura em Química. Os candidatos devem se inscrever pela internet até o dia 18 de fevereiro. Não perca essa chance.


MORO EM RIO PRETO

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Moro (Podemos), participará no próximo dia 1º de fevereiro do Encontro do Lide Noroeste Paulista para abordar o tema 'Propostas para o Brasil acelerar'. No evento, exclusivo para filiados ao Lide, Moro apresentará ideias de governo aos empresários e conhecerá as demandas da região. Falam que é palestra, mas todos os presidenciáveis usam desse artifício para, na verdade, realizarem a pré-campanha. Fato é que, se fosse aberto ao público (com venda de convites), iria faltar cadeira.


CONSERVADOR MODERADO

E falando nele, em contatos com lideranças evangélicas, Sérgio Moro deverá buscar demarcar diferenças com o presidente Jair Bolsonaro (PL) como um "conservador moderado e democrático", segundo Uziel Santana, responsável por coordenar essa área da pré-campanha do ex-ministro. Moro deve intensificar o contato com grupos evangélicos. Mesmo lideranças associadas a Bolsonaro, como Silas Malafaia, serão procuradas.


NOVO NOME

Um grupo formado por tucanos que se opõem a João Doria (PSDB) se reuniu em São Paulo, na terça-feira, para discutir os rumos da sigla. Participaram entre outros os senadores Tasso Jereissati (CE) e José Aníbal (SP), o vereador Xexéu Tripoli e o deputado federal Eduardo Cury (SP). Foi discutida a ideia de lançar um candidato ao governo para concorrer com Rodrigo Garcia (PSDB), escolhido por Doria para sucedê-lo. O nome aventado foi o de Paulo Serra, prefeito de Santo André que coordenou a campanha de Eduardo Leite (RS) nas prévias do PSDB.

TIRANDO DA RETA

O governo João Doria (PSDB) anunciou ontem que vai recomendar a municípios a redução em 30% dos eventos com aglomeração. Por ser ano político e não querer o ônus de uma decisão desse tipo, a palavra final ficará a cargo das prefeituras —com exceção dos eventos esportivos, como o Campeonato Paulista de Futebol, nos quais a diminuição do público em 30% trata-se de uma determinação. A gestão tucana citou como exemplos a serem decididos pelas cidades eventos musicais, festas e outras atividades que geram aglomeração.


A FRASE

“Eu preferiria ser um fracasso em algo que amo do que um sucesso em algo que odeio.” (George Burns, nome artístico de Nathan Birnbaum (1896 - 1996), foi ator e comediante norte-americano)

28 visualizações0 comentário