• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 11/11/2021

Coluna – QUINTA-FEIRA

CHUVA FORTE

Na tarde de ontem, após o terrível calor que atingiu a cidade, Catanduva foi alvo de uma forte chuva, que causou susto e temor pela enorme quantidade de água que caiu em pouco tempo. Trechos de rios e córregos transbordaram, houve diversos pontos de alagamentos e muitas quedas de árvores, como na rua Pernambuco, próximo a Cadeia Pública, que interditou a via, tendo os motoristas que desviarem por outro trecho.

Crédito foto: Sérgio Melhado

TRANSBORDOU

Em vários pontos da cidade, foram relatadas quedas de diversas árvores, como na entrada do Aeroclube. O córrego Barro Preto, na avenida Benedito Zancaner, transbordou no trecho próximo da rua Minas Gerais, deixando motoristas ilhados em seus veículos.

PESADO

O clima ficou pesado na sessão da última terça-feira, na Câmara Municipal. O motivo foi a discussão sobre o Orçamento Municipal, mas o foco principal era a previsão orçamentária do Legislativo catanduvense.


DISCUSSÃO

O bate-boca na tribuna ficou entre o presidente da Casa, Gleison Begalli (PDT), contra Marquinhos Ferreira (PT) e Maurício Gouvêa (PSDB). Gleison puxou para si a responsabilidade de diminuir o orçamento da Câmara em cerca de 4 milhões de reais e foi duramente criticado pelo “Grupo dos 7”.


VIAJANDO

Alguns vereadores “viajaram na maionese” ao usarem a tribuna para comentar sobre um mundo mágico inexistente ou tentarem mostrar um lado pacificador. Insistiam em falar que não existe divisão de grupos, que todos os vereadores eram unidos. Ahhh tá... Será que a Câmara tá servindo chá de cogumelos?


REVITALIZAR A RUA BRASIL

Ontem à tarde, no auditório municipal Prof. Edgard Antunes, foi apresentado o projeto de revitalização do centro de Catanduva. A revitalização será na rua Brasil, desde a rua Cuiabá até a avenida São Domingos, incluindo a Praça da República. Comerciantes, imprensa e munícipes foram convidados a prestigiar o evento, que contou com a presença do prefeito Padre Osvaldo e do vereador Maurício Ferreira (PDT), que correu atrás da verba federal. A verba de R$ 500 mil já está prometida, mas fica só uma perguntinha: o dinheiro já chegou?

PALMEIRAS

No projeto apresentado, observa-se que serão usadas muitas palmeiras no trecho da rua Brasil e o calçamento deverá ser trocado. Segundo o edil Maurício Ferreira (PDT), “a revitalização da rua Brasil irá beneficiar o comércio local de nossa cidade, atraindo mais pessoas de Catanduva e região para consumir no centro comercial”.


ASSINATURA

Ontem, foram distribuídos os convites para a visita do governador João Doria (PSDB) em Catanduva. O horário, que antes era previsto para 11 horas, foi adiantado em 30 minutos e agora é anunciado para as 10h30. O motivo da visita é simples: assinatura de convênios. Até o fechamento desta edição, a visita oficial era mantida.

MORO NO PODEMOS

O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro oficializou, ontem de manhã, sua filiação ao partido Podemos. Em seu discurso, Moro cita sua passagem pelo ministério e diz que “ninguém combateu o crime organizado com tanto afinco” e que “até quem não gosta de mim reconhece isso”. Em um discurso com tom de candidato à Presidência, defendeu o legado da Lava Jato e atacou Jair Bolsonaro, de quem teria sofrido boicote, além do ex-presidente Lula, a quem condenou e prendeu, o retirando da corrida presidencial de 2018.


DR. SINVAL EM BRASÍLIA

Quem esteve presente em Brasília, prestigiando a cerimônia de filiação do ex-ministro Sérgio Moro no Podemos, foi o ex-deputado federal e médico catanduvense Sinval Malheiros. O conhecido Dr. Sinval também visitou gabinetes de deputados federais para rever amigos e solicitar verbas para a cidade. Além de integrantes do Podemos de Catanduva, o médico também teve ao seu lado integrantes do partido da cidade de Colômbia (SP) e de Alessandra Algarin, presidente do Podemos Mulher Estadual.


REUNIÃO COM BOULOS

O pré-candidato do PSOL ao Governo de São Paulo, Guilherme Boulos, vai se reunir hoje com mais de 50 prefeitos de cidades com menos de 50 mil habitantes. O encontro é organizado pela Associação dos Municípios de Pequeno Porte de São Paulo. Secretários municipais e estaduais também devem participar.


A FRASE

“Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.” (Fernando Sabino, escritor)

20 visualizações0 comentário