• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 08/07/2021 – Quinta-feira

Atualizado: Ago 10

FERIADO ESTADUAL Amanhã, dia 9 de Julho, será feriado em todo o estado. Nessa data comemora-se a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo. Foi o período em que forças paulistanas fizeram um levante contra o governo federal e demandava a elaboração de uma nova Assembleia Constituinte durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas.


CULPADO A inclusão deste feriado no calendário estadual foi do deputado Guilherme Gianetti, responsável pelo projeto de lei, aprovado pela Assembleia e sancionado em 05 de março de 1997, pelo governador da época, Mário Covas.


BANCOS FECHADOS Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Então meu caro leitor e leitora, se precisa de algum atendimento bancário nas agências ainda esta semana, aproveite que hoje é o último dia. Depois, só segunda-feira, dia 12.


VACINA PARA TODOS Divulgado ontem apenas pelos aplicativos de mensagens e em suas redes sociais, a Prefeitura de Catanduva, através da Secretaria da Saúde, informando que a vacinação da gripe contra o Influenza está liberada para toda a população em geral. Todas as pessoas acima de seis meses poderão comparecer na Unidade Básica de Saúde mais próxima para se imunizar. O munícipe que tomou a vacina contra a Covid-19 precisa aguardar 14 dias para tomar a vacina da gripe. Quem já tomou a vacina da gripe também tem que aguardar o mesmo período para tomar a vacina contra o coronavírus.


PIADINHA PRONTA Circulava ontem nos grupos de aplicativos... “Padre Osvaldo foi ao Detran. Pedir verbas? Não. Foi ver se consegue diminuir os pontos na Carteira de Motorista.” Que mentira...


AFROXOU O governo de São Paulo anunciou ontem que ampliará a permissão de funcionamento do comércio até as 23:00h a partir de amanhã, dia 9, no plano São Paulo. Atualmente, o limite de horário vai até as 21:00h. A medida incluiu todos os setores da economia, como bares, restaurantes, shoppings e serviços de um modo geral. Também foi divulgado o aumento da capacidade de ocupação dos estabelecimentos, que passará de 40% para 60%.


AULAS PRESENCIAIS O governo paulista também anunciou a retomada das aulas presenciais nas universidades do estado e nas escolas de ensino técnico a partir de 2 de agosto. As instituições de ensino superior, como as universidades e as faculdades técnicas, poderão receber presencialmente até 60% do total de alunos. Já as de ensino técnico de nível médio, como as ETECs do Centro Paula Souza, seguem as mesmas regras da educação básica, ou seja, não têm limite de ocupação.


NEM TANTO Mas segundo o governador, caberá aos prefeitos adotar medidas mais restritivas, caso necessário. Lembrando que hoje deve ser publicado um novo decreto pela Prefeitura Municipal, com as regras da terceira fase do plano de retomada das atividades. Será que teremos novidades?


EVENTOS LIBERADOS - I A prefeitura de Belo Horizonte anunciou, na última semana, que vai liberar eventos e mais atividades na cidade. A decisão foi justificada pela redução nos indicadores da Covid-19, que ganhou força com a vacinação. Eventos sem cunho comercial, como festas de aniversários e casamentos, serão autorizados, desde que com testagem obrigatória. A capacidade máxima é de 200 participantes.


EVENTOS LIBERADOS – II O estado de Pernambuco, desde a última segunda-feira, começou nova flexibilização para o setor de eventos. O setor foi autorizado a funcionar, cumprindo protocolos de higiene e com número restrito de participantes. Eventos sociais podem acontecer com limitação de até 50 pessoas e eventos corporativos contam com o limite de até 100.


EVENTOS NA CIDADE E em Catanduva, a expectativa do próximo decreto que poderá ser publicado no Diário Oficial até o final da tarde de hoje, é enorme. Pessoas ligadas ao setor de eventos, que estão paralisados não apenas 15 dias, mas sim, no período de um ano e três meses, estão no aguardo do retorno de suas atividades. Muitos tiveram que se reinventar, outros, infelizmente, fecharam suas portas. Mas todos aguardam a elaboração de um plano específico para os buffets e setor de eventos. Aos poucos, com a vacinação ampla, é a vida tentando voltar ao seu ritmo.


OPÇÃO O Novo tenta se colocar como terceira via na disputa eleitoral de 2022. O partido lançou a campanha “Sem covid, sem Lula e sem Bolsonaro. Conte com o Novo”. Se fará efeito, só o eleitor poderá responder.


CONCHAVOS Uma parte das lideranças do PT de São Paulo já sondou o PSOL sobre um novo desenho para que os dois partidos firmem aliança em 2022: Guilherme Boulos desiste da candidatura ao governo de São Paulo no próximo ano, apoia Fernando Haddad, sai candidato a deputado federal e recebe o apoio dos petistas para se candidatar a prefeito dois anos depois, em 2024.


A FRASE “Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison, inventor)


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo