• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 07/09/2021

Coluna – TERÇA-FEIRA

QUEIMADAS

O que está acontecendo em Catanduva e região é um desastre ecológico, uma afronta ao meio-ambiente, com tantas queimadas. Ao olhar pela cidade, ficamos com a visão embaçada e a respiração ofegante. Uma falta de respeito ao próximo.

FERIADO

Chegou o dia. Hoje, Feriado Nacional. O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro I deu início à trajetória como nação independente. Mas sempre foi feriado no Brasil? A resposta é não. Foi transformado em Dia da Pátria por decreto federal em 1934. Tornou-se feriado nacional e Dia da Independência em lei de 1949.


HASTEAMENTO

E hoje, a partir das 8 horas, será realizado o ato cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, com a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional. O ato será realizado no Paço Municipal, ou seja, na frente do prédio da Prefeitura. Mas fica a pergunta: e o Altar da Pátria? Não serve mais?


#PARTIU

Enquanto os leitores estão lendo esta coluna, muitos ônibus estão se dirigindo até São Paulo, para o movimento da avenida Paulista. Na capital, também haverá participação popular (em menor número) no Vale do Anhangabaú.

CARREATA

Já que não tem desfile cívico, o jeito é fazer carreta. Hoje, a partir das 9 horas, será realizada a Carreata da Independência. A concentração será na avenida Mogi das Cruzes, no bairro Agudo Romão. As cores verde e amarelo estão liberadas, o vermelho nem pensar. A organização está a cargo do empresário Ricardo Rebelato e da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva.


ECONOMIA

Com o alta do preço do combustível, será que dá para participar na frente de casa, agitando as bandeirinhas e gritando: vai Brasil sil sil....????

PLANTÃO DA VACINA

Hoje também terá plantão de vacinação no Recinto de Exposições. O funcionamento será das 8h às 16h. O público-alvo serão os adolescentes de 14 a 17 anos sem comorbidades e pessoas aptas à segunda e terceira doses. Lembrando que idosos com mais de 90 anos devem ter recebido a segunda aplicação de qualquer imunizante há pelo menos seis meses, para receberem a terceira dose.


PELADA COM O PADRE

Que o padre Osvaldo (PSDB) gosta de futebol, isso não é segredo para ninguém. Agora que seja um excelente jogador, isso é algo para ser discutido. Mas o padre prefeito também vai se aventurando entre as quatro linhas do campo, e sempre que pode, participa de “peladas ou rachões” de futebol. Em agosto, participou do time dos Veteranos e jogou com a equipe que tinha suas fileiras, o “atleta” e vereador Luís Pereira (PSDB). No último sábado, participou de uma “pelada” com a turma do Tiro de Guerra, e mesmo de calça jeans, descalço e sem camisa, correu atrás da pelota. No final da partida, o placar ficou em 6 a 6.


SESSÃO AMANHÃ

Devido ao feriado de hoje, a 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal foi transferida para amanhã, quarta-feira, a partir das 17h30. Os parlamentares têm em pauta três projetos de lei para analisarem e o retorno na Ordem do Dia das contas referentes ao Exercício de 2018. Por conta da votação do deste processo, do Tribunal de Contas, o expediente será reduzido para 30 minutos de leitura de requerimentos, indicações e moções.

PEDIDO DE VISTAS

Dois projetos de lei, ambos do vereador Marquinhos Ferreira (PT), e que tiveram pedido de vistas, voltam para a pauta nesta quarta-feira. O de nº 79/2021 institui o serviço de guincho municipal, enquanto o P.L. nº 80/2021, trata sobre a gratuidade de estacionamento em shopping centers, supermercados, lojas de departamentos, galerias, hospitais, funerárias e no caso de agências bancárias, pelo período de duas horas.


VOCAÇÃO

O projeto de lei nº 117/2021, de autoria do edil Alan Figueiredo Marçal (Progressistas) dispõe sobre a instituição do "Programa de Orientação Vocacional" nas escolas públicas municipais de Catanduva, obrigando a Secretaria Municipal de Educação a oferecer orientação vocacional para os alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal.


CONTAS DE 2018

A votação das contas do exercício de 2018 está parecendo uma novela mexicana: com muitos capítulos e não chega ao “grand finale”. Amanhã, é aguardado o desfecho, porém caso o grupo que está querendo rejeitar as contas do ex-prefeito Afonso Macchione, perceba que não tenha o número suficiente de votos para atingir o objetivo (nove votos), possivelmente poderá ser solicitado um novo pedido de vistas. Será???


VOLTAMOS NA QUINTA

Em virtude do feriado de hoje, a edição impressa de O Regional volta a circular para os assinantes somente na próxima quinta-feira. Mas, o site e as redes sociais de O Regional estarão a todo vapor, trazendo as notícias e os fatos relevantes do feriado para os amigos e amigas internautas. Agradecemos a compreensão.


A FRASE

”Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo” (Cora Coralina, poetisa)

4 visualizações0 comentário