• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 07/01/2022

Coluna – SEXTA-FEIRA

DESEMPREGO

Leitora entrou em contato para dar os parabéns pela coluna de ontem, a qual agradecemos, e também para questionar sobre o aumento do desemprego em Catanduva, citando o encerramento das atividades do supermercado Extra, que deixará 60 famílias sem sustento. “Por mais que ouço que as taxas de desemprego estão diminuindo, não é isso que presenciamos no dia a dia, e estou falando a nível local. Tenho parentes e amigas que não conseguem há tempos um trabalho com carteira assinada.”

CADÊ NOVAS INDÚSTRIAS?

A munícipe também questionou o que está sendo feito para a geração de empregos em Catanduva. “Quantas fábricas, quantas empresas foram instaladas no ano passado?”. O espaço está aberto ao secretário José Rodrigo Sanches, responsável pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação do Trabalho (Semdert). Mas analisando um pouco mais, quais as providências que o Governo Estadual também realizou para aumentar a geração de emprego em nossa região?


PRESIDENTE E ASSESSORA

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) publicou, na última quarta-feira, no Diário Oficial do município, a portaria n. 59.925, nomeando em comissão, no cargo de Assessor Executivo I, Vera Lucia Silveira Pinfindi, a conhecida Verinha, que atua como presidente do Fundo Social de Solidariedade, cargo que não existe remuneração e sempre foi destinado à Primeira-Dama do município. No caso do padre, por motivos óbvios, o jeito foi indicar alguém de sua confiança. Depois de um ano, Vera Pinfildi foi agraciada com o cargo remunerado de assessora na gestão municipal.


EXONERADA

Lá pelas bandas da Secretaria de Cultura, Letícia Monteiro Martins foi exonerada, a pedido, pela Portaria no. 59.924, do cargo de Chefe de Divisão de Oficinas Culturais. Letícia tinha sido nomeada para o cargo em julho do ano passado. Registrado!

DESTRUIÇÃO EM BARRETOS

Na tarde de ontem, forte chuva deixou um rastro de destruição na cidade de Barretos, conhecida nacionalmente pelo Hospital do Amor e pela Festa de Peão. Houve queda de ponte, alagamentos, veículos arrastados, placas de asfalto sendo levadas, e grande prejuízo a diversos comerciantes. Populares ficaram presos dentro de seus veículos, em virtude de fortes enxurradas.


VACINA À NOITE

Leitor entrou em contato com a Peneira para informar que na cidade de Novo Horizonte a vacinação ocorre das 8h até às 19h. Aplausos para a Saúde e a Prefeitura de Novo Horizonte. Quem sabe não serve de exemplo para outras cidades, no quesito de horário de vacinação, hein, hein...

CULTURA SUSPENSA

E falando em Novo Horizonte, a Prefeitura da “capital da amizade” emitiu um comunicado suspendendo todos os eventos culturais promovidos por meio da Diretoria de Cultura por 15 dias. Eventos particulares podem ser realizados. Em Catanduva, por enquanto, não existe nenhuma orientação de suspender qualquer atividade cultural.


KITS ESCOLARES

Hoje serão encerradas as inscrições para os associados do Sindicato dos Empregados no Comércio de Catanduva (Sincomerciários) requererem os kits de material escolar gratuitos. Cada kit é composto por cadernos de dez matérias, brochura, desenho, pacotes de folhas de sulfites, lápis, régua, borracha, canetas, cola em bastão, caixa de lápis de cor, apontador, tinta guache, tesoura, esquadros, compasso, entre outros itens básicos. No ano passado, foram entregues mais de 1.300 kits. Neste ano, o benefício será entregue na próxima segunda-feira.


CARNAVAL CANCELADO

Mais um Carnaval cancelado. Desta vez, a Prefeitura de Santa Fé do Sul cancelou a festa popular, que programava um show com a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. As festividades estavam previstas para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. Em Votuporanga, o Comitê de Enfrentamento à Covod-19 irá se reunir na próxima semana com os organizadores do OBA Festival para decidir sobre a realização ou não do evento, que atrai aproximadamente 15 mil pessoas por ano e é recheado de grandes atrações.


LEILÃO

O Grupo Pão de Açúcar iniciou, na última quarta-feira, o leilão de diversos bens do hipermercado Extra. São lotes de mais de 21 lojas que encerraram suas atividades no fim de 2021. O pregão, que será online pelo Sold Leilões, empresa do Grupo Superbid, abrange equipamentos como móveis, balcões resfriados, eletrônicos e frentes de caixa de 13 lojas do Sudeste (incluindo Catanduva), quatro no centro-oeste, três no Nordeste, além de unidades em Brasília, Campo Grande (MS) e Curitiba (PR).


ENFERMEIRA DEPUTADA

Primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans se filiou ao MDB e pode ser candidata a deputada federal pela sigla. Mônica, foi vacinada em 17 de janeiro de 2021, em São Paulo. Mulher, negra e enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Pronto Atendimento São Mateus, ela foi escolhida pelo governo paulista do PSDB e recebeu a primeira dose da vacina Coronavac.


A FRASE

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.” (Ariano Suassuna (1927 - 2014) dramaturgo e poeta brasileiro.)

23 visualizações0 comentário